O Instituto Teotônio Vilela – órgão de estudos e formação política do diretório municipal do PSDB de Santos – realizou palestra com o ambientalista, deputado federal e vice-líder tucano na Câmara, Ricardo Tripoli, nessa quinta-feira (02), na UniSantos. Ele abordou as alterações do Novo Código Florestal que estão em discussão no Congresso Federal. Foram utilizados dois auditórios para comportar as 200 pessoas que foram acompanhar a palestra.
O deputado, que foi secretário estadual do Meio Ambiente apresentou as principais críticas dos ambientalistas em relação à nova proposta aprovada na Câmara. “Da forma que está [nova proposta], o meio ambiente será prejudicado. Agora, precisamos da pressão de toda a sociedade com os senadores para que alterem os pontos críticos dentro do projeto. Assim aconteceu no caso da CPMF, quando corrigiram as imperfeições no projeto”, destacou.
Áreas urbanas
Tripoli avaliou ainda a questão do impacto nas áreas urbanas, mais adensadas. “Este Código também é aplicado em áreas urbanas, como os morros. O que precisamos é evitar adensamento nesses locais devido ao risco que essas regiões apresentam, como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, onde ceifou centenas de vidas.”
Anistia
Um dos principais pontos abordados na palestra foi em relação à anistia dos que promoveram desmatamentos, beneficiando àqueles que cometeram crimes contra o meio ambiente. “Só em relação às multas aplicadas, estaríamos abrindo mão de cerca de R$ 80 bilhões de receita, o que daria para fazer todas as obras de infraestrutura da Copa do Mundo”, comparou.
Comentários