[dropcap font="arial"]A[/dropcap]inda neste semestre, o serviço de previsão do tempo em Santos ficará mais preciso com a instalação de uma Estação Meteorológica Automática (EMA) completa. O equipamento, em aquisição pela Secretaria de Segurança (Seseg), por meio de licitação no valor de R$ 99.750,50 (emenda parlamentar e recursos municipais), será fornecido pela empresa Hobeco Sudamericana, já homologada.
A Defesa Civil, responsável pelo funcionamento da EMA, definirá o local de instalação, que obedecerá aos critérios de segurança do equipamento e às características do terreno (plano e livre de obstruções, como árvores e prédios). A EMA proporcionará um diagnóstico melhor dos dados locais de temperatura, umidade, vento e precipitação para subsidiar o trabalho de previsão. Com uma estação própria, a Defesa Civil poderá acompanhar diariamente os dados de precipitação (chuva) e mudar, se necessário, o nível de operação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).
Com esse equipamento, a Defesa Civil complementa a estrutura montada com a contratação de meteorologista. O coordenador do órgão, Daniel Onias Nossa, disse: “A estação nos possibilitará agir antecipadamente em eventos de desastres naturais e irá aprimorar o serviço da previsão do tempo”. Atualmente, o serviço conta com 12 pluviômetros automáticos e dez semiautomáticos, mais a estação da Base Aérea de Santos, em Guarujá.
Comentários