JULHO AMARELO

Campanha Julho Amarelo em Santos alerta para importância do diagnóstico precoce das hepatites virais

Segundo informações do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos (CCDI), atualmente cerca de 400 pacientes estão em tratamento para hepatite B e aproximadamente 1 mil tratam a hepatite C na cidade

Da redação
Publicado em 02/07/2023, às 09h53

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A hepatite é uma doença silenciosa que pode trazer graves consequências para a saúde caso não seja detectada e tratada a tempo. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos das hepatites dos tipos A, B e C, a Campanha Julho Amarelo ganha destaque em Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo informações do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos (CCDI), atualmente cerca de 400 pacientes estão em tratamento para hepatite B e aproximadamente 1 mil tratam a hepatite C na cidade. A conscientização sobre essas doenças é fundamental para garantir uma perspectiva de cura sem sequelas.

Para realizar o diagnóstico das hepatites B e C, o teste rápido é uma ferramenta fundamental. Em apenas 15 minutos e com uma pequena amostra de sangue do dedo, é possível identificar a presença do vírus e iniciar o tratamento o mais rápido possível. A cidade de Santos já possui uma ampla rede de realização de testes rápidos, porém, a Campanha Julho Amarelo busca ampliar o acesso ao diagnóstico da hepatite C, que possui maior incidência.

Nesse sentido, a equipe do CCDI da Secretaria de Saúde de Santos realizará três grandes testagens ao longo do mês de julho. No dia 8, das 9h às 13h, a testagem ocorrerá no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira, local de grande circulação de pessoas. No dia 15, das 11h às 15h, será a vez do Jardim Botânico Chico Mendes receber a ação. Já no dia 22, das 13h às 17h, a testagem estará disponível no Parque Roberto Mário Santini (Quebra-Mar).

"A Campanha Julho Amarelo já é tradicional em nossa cidade e bastante eficaz em seu propósito: tornar as hepatites virais mais conhecidas, promover prevenção e, no caso das hepatites B e C, o diagnóstico precoce por meio do teste rápido. Ao longo do ano também realizamos outras ações, em especial junto à população em maior vulnerabilidade econômica e social", destaca Michelle Cunha, coordenadora do CCDI.

As hepatites virais são doenças que afetam o fígado e podem variar de casos leves a graves. A hepatite A é transmitida por via fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados. Já os tipos B e C são transmitidos por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue, através do compartilhamento de seringas, lâminas de barbear e outros objetos perfurocortantes. Além disso, a transmissão vertical, da mãe para o bebê, também é possível.

Em Santos, os testes rápidos para as hepatites B e C estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no CCDI e nas policlínicas. Não é necessário agendamento prévio. Caso o teste seja positivo, o tratamento será realizado no CCDI, que conta com uma equipe especializada e os medicamentos necessários.

Além disso, hospitais e unidades de pronto atendimento também realizam a testagem rápida, especialmente em situações como antes de partos, após exposição sexual ou acidentes de trabalho, quando há suspeita diagnóstica.

A iniciativa da Campanha Julho Amarelo em Santos está alinhada com o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa garantir saúde de qualidade para todos. Para conhecer mais sobre os ODS em Santos, acesse o link: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!