O MAR 'TÁ PRA CACHORRO'

Cachorrada na praia: lei que permite cães na praia é sancionada em Santos

Confira quando, onde e como você poderá passear com seu cachorro nas praias de Santos

Da redação
Publicado em 16/11/2021, às 18h34 - Atualizado às 18h36

FacebookTwitterWhatsApp
Cães poderão frequentar as praias do município de Santos  Cachorro da raça salsicha na praia - Imagem ilustrativa/ Reprodução Web
Cães poderão frequentar as praias do município de Santos Cachorro da raça salsicha na praia - Imagem ilustrativa/ Reprodução Web

A lei municipal que permite cachorros nas praias da cidade de Santos, litoral de São Paulo, foi sancionada na tarde desta terça-feira (16). A medida será regulamentada em 45 dias, onde serão definidas regras, como horários e locais autorizados.

A lei, que muitos donos de pets anseiam por anos, entrará em vigor somente em janeiro de 2022. Até o presente momento, há a maior probabilidade de liberação de animais na Praia do José Menino.

A fiscalização ficará por parte da Guarda Civil Municipal (GCM), que deverá averiguar o uso obrigatório de coleira e carteira de vacinação. As fezes devem ser recolhidas pelo dono.

O projeto entrou em segunda votação na Câmara de Santos na data de 19 de outubro. Idealizada pelo vereador Adilson Júnior (PP), o projeto visa a permissão de circulação de cães nas praias de Santos.

Cuidados com a saúde do seu pet na praia

O que fazer para levar o cachorro na praia?

É necessário preparação e cautela para aproveitar a praia com seu amigo peludo.  É importante ressaltar em primeiro tópico sobre as patas e o calor do solo, leve um colchonete para o animal descansar e se atente com possiveis queimaduras nas patas devido a areia quente!

Nunca retire a coleira do animal, e é recomendado a confecção de uma plaquinha com identificação e contato do tutor. 

Leve um recipiente para água e comida, e claro, saquinhos para recolher os dejetos do pet. 

Como proteger a pata do cachorro na praia?

Escolha horários de menor intensidade de calor, como ínicio da manhã ou fim de tarde. Lembre-se de comprar protetor solar específico para as patas, focinhos e orelhas do animal. 

Alerta para doença fatal

É indispensável os cuidados com a doença dirofilariose, também conhecida como verme do coração, que se aloja nas artérias cardíacas e pulmonares podendo ocasionar complicações graves ao pet.  O verme é transmitido por um mosquito comum no litoral, então é importante investir em coleiras repelentes. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!