CARNA SANTOS

Brasil: conheça a escola de samba que promete abalar o sambódromo de Santos

Com as cores verde, amarelo, azul e branco demarcando a identidade visual, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Brasil, também conhecido como Brasil de Santos, é uma escola de samba de renome que acumula 15 títulos do carnaval santista

Da redação
Publicado em 01/02/2023, às 13h33 - Atualizado em 06/02/2023, às 15h48

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Brasil: conheça a escola de samba que promete abalar o sambódromo de Santos

Depois de dois anos sem carnaval, a cidade de Santos definiu a programação para o Carnaval 2023. O Desfile das Escolas de Samba de Santos está marcado para as noites de 10 e 11 de fevereiro, uma semana antes da data oficial da festa.

Essa antecipação ocorre desde 2016 para que os membros das 16 agremiações do município possam participar e/ou desfilar nas grandes escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o sorteio realizado em setembro de 2022, no primeiro dia de desfile, entram na passarela do samba, pela ordem, Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na sequência, desfilam as agremiações do grupo de especial: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.

No segundo dia, entram na avenida: Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Outras cinco escolas do grupo especial fecham o desfile: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.

Para que você já sinta o gostinho de carnaval e conheça a história dessas escolas, o Portal Costa Norte preparou uma série especial com tudo o que você precisa saber sobre essas 16 agremiações. Os conteúdos serão lançados ao longo de duas semanas, com duas escolas por dia, até o dia dos desfiles.

Brasil

Com as cores verde, amarelo, azul e branco demarcando a identidade visual,  o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Brasil, também conhecido como Brasil de Santos, é uma escola de samba de renome que acumula 15 títulos do carnaval santista.

Fundada em 31 de março de 1949, a escola carrega como símbolo o mapa do Brasil e promete fortes emoções para o carnaval de 2023 com o samba-enredo denominado de “Meu nome é Brasil, meu sobrenome é vitória. Delirei, afinal é Carnaval!”.

Brasil será a primeira escola do grupo especial a entrar na passarela Dráuzio da Cruz, Santos. O enredo é narrado em primeira pessoa pelo Zé Carioca, mascote símbolo da escola do bairro Aparecida.

Atualmente, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRCES) Brasil conta com 1.300 componentes divididos em 13 alas.

“Meu nome é Brasil, meu sobrenome é vitória. Delirei, afinal é Carnaval!”

Ah eu delirei! Sonhei que estava desfilando na avenida
E Ododuwá eu vi criar
A terra pra depois surgir a vida
E feito miragem, eu fui rever aquela imagem
Minha escola orgulhosa, bonita, garbosa
Era a Mãe África!
Aos nossos ancestrais, eu fui agradecer Motumbá, Yalodê!
O poder dos Orixás
Tem feitiço, sim senhor
Brasileiro, mandingueiro, eu sou
Salve os velhos alufás
E a Revolta dos Malês
Que o negro tenha voz e tenha vez Meu devaneio...
Me leva a um passado tão singular A Era de Ouro...
O tempo brincando me fez lembrar!
A folia em silêncio adormeceu
A alegria se perdeu
E hoje eu quero encontrar Amazônia, eu vi os Mistérios do Luar
Renasce a vida, se renova o meu amor
O carnaval me despertou!
Eu me chamo Brasil
Quem conhece a história
Sabe que o meu sobrenome é Vitória
O que eu já fiz Quero ver quem faz Campeoníssima de muitos Carnavais!

Compositores: Rudney Fernandes, Edirley Fernandes, Junior Bicalho e Nino Barbosa
Intérprete: Junior Bicalho

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!