SABOR E AROMA

Bonde histórico japonês tem dicas de café e degustação no litoral de SP

Programação especial de janeiro do Bonde Café Japão reforça atrativos do centro histórico de Santos com atrativos gratuitos

Redação
Publicado em 04/01/2024, às 16h37 - Atualizado às 16h48

FacebookTwitterWhatsApp
Bonde doado a Santos circulou por 60 anos em Nagasaki, no Japão - Divulgação
Bonde doado a Santos circulou por 60 anos em Nagasaki, no Japão - Divulgação

As férias de verão continuam com uma programação recheada de atividades para todas as idades, no litoral de São Paulo. Em Santos, o histórico Bonde Café Japão funcionará durante todo o mês de janeiro, sempre às quintas e sextas-feiras, com uma novidade: permanecerá estacionando, em caráter expositivo e gratuito, no centro histórico.

No local, baristas darão dicas sobre a preparação, armazenamento e outras curiosidades sobre o café, além de oferecerem degustação da bebida. O guia turístico ‘Vovô Sabe Tudo’ promete compartilhar toda sua vivência como ‘classificador de café’. Fabricado em 1953, para o sistema de transporte da cidade de Nagasaki, no Japão, o veículo é o único exemplar nas Américas. 

O Bonde Café Japão permanecerá estacionado em frente à garagem de bondes da CET-Santos, ao lado da Estação do Valongo, com visitas às 13h, 14h, 15h e 16 horas. Os interessados deverão retirar senhas numeradas, gratuitas, na bilheteria, antes do horário previsto de visita. Cada período conta com a disponibilização de 22 senhas.

A iniciativa é da CET-Santos em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) da cidade e o Museu do Café.

Bonde Café Japão

A unidade, construída na década de 1950, cinco anos após os ataques das bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos, e que deram fim à  Segunda Guerra Mundial, no Japão, circulou por Nagasaki por 60 anos. O veículo, com capacidade para 28 passageiros, teve sua doação formalizada a Santos em 2014, após quatro anos de tratativas entre as duas prefeituras. 

O desembarque em solo santista ocorreu dois anos mais tarde, após 42 dias de viagem e uma complexa operação, custeada com o apoio de parcerias. A equipe especializada da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Santos) foi a responsável pela adaptação do veículo japonês à linha turística santista, mas o restauro foi além dos serviços manuais de marcenaria, carpintaria, elétrica e mecânica. Incluiu também pesquisa histórica sobre o local de origem do veículo, as técnicas de engenharia e construção, a cultura, tradições e costumes do povo japonês. Até a comunicação visual foi homenageada, com reproduções no interior do veículo alusivas ao período em que rodava na cidade japonesa.

Bondes de Santos na temporada

A prefeitura santista anunciou a implantação de ajustes na operação dos bondes em circulação, devido ao grande movimento da temporada de verão. Por isso, o número de viagens diárias aumentou, com a primeira partida às 10h40 e última, às 17h20, com saídas a cada 20 minutos, exceto aos domingos, que permanecem a cada 30 minutos (das 10h30 às 17h20).

A nova programação da CET-Santos pretende atender um público diário de até mil pessoas. Especialmente focada na temporada de cruzeiros, dois horários específicos foram abertos: 10h e 10h30, a partir de agendamento junto à Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) pelo site https://egov.santos.sp.gov.br/turismo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!