RANGO

Bom Prato Móvel: unidades percorrerão Zona Noroeste e morros em Santos

Novos veículos de Santos também vão servir de forma temporária à cidade de São Vicente, que está construindo sua nova unidade do restaurante Bom Prato

Redação
Publicado em 29/11/2023, às 14h57

FacebookTwitterWhatsApp
Entrega das chaves aconteceu na segunda-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes - Divulgação/Prefeitura de Santos
Entrega das chaves aconteceu na segunda-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes - Divulgação/Prefeitura de Santos

Os moradores dos morros e da Zona Noroeste de Santos vão contar, em breve, com duas unidades do Bom Prato Móvel. Elas vão se somar às quatro unidades fixas já existentes do restaurante popular que já funcionam na cidade (Mercado Municipal, Morros, Vila Gilda e Zona Noroeste).

Santos foi um dos oito municípios contemplados pelo governo do Estado com as novas unidades.  A entrega das chaves aconteceu na segunda-feira (27) pelo governador Tarcísio Freitas ao prefeito Rogério Santos e à secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Audrey Kleys, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a participação também do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, deputados, entre outras autoridades.

Os novos veículos de Santos também vão servir de forma temporária à cidade de São Vicente, que está construindo sua nova unidade do restaurante Bom Prato.

“Ganhamos agilidade e podemos alcançar quem hoje não tem condições de acessar o serviço, principalmente nos bairros da Zona Noroeste, área que concentra quase 30% da população da cidade”, disse Rogério.

Audrey também ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos falando de garantir a segurança alimentar de uma parcela da população que hoje não chega ao Bom Prato. Isto representa um enorme avanço”.

Cada unidade móvel será ligada a um restaurante Bom Prato e oferecerá 300 refeições à população em áreas de maior vulnerabilidade, cujos moradores não conseguem acessar as unidades fixas.

“Leva o alimento na ponta, para a periferia. Às vezes é mais caro a pessoa pagar o transporte para ir até a unidade fixa do que o prato em si. Com essas duas unidades, são 600 refeições indo para quem mais precisa em Santos e São Vicente”, disse o governador.

Bom Prato Móvel

O Bom Prato Móvel tem como objetivo alcançar bolsões de vulnerabilidade a mais de 3km de uma unidade fixa e que não possuem recursos para deslocamento. Além disso, é possível atender a emergências e calamidades em qualquer local da cidade.

Segundo a administração municipal, a seleção dos locais leva em conta a densidade populacional, vulnerabilidade social e a distância das unidades fixas. As refeições são preparadas e embaladas nos restaurantes fixos sob supervisão de uma equipe de nutricionistas.

Caixas que transportam refeições no Bom Prato Móvel
Caixas que transportam as refeições até os locais determinados - Divulgação/Prefeitura de Santos

O transporte dos alimentos é feito em caixas do tipo hotbox para garantir a segurança sanitária e a temperatura das refeições, e o preço unitário das refeições é de R$1, mesmo valor das refeições em todos os restaurantes do programa. Cada unidade móvel oferece 300 almoços de segunda a sexta-feira.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!