Os paratletas Nathan Torquato e Leonor Dias, de Santos (SP), se destacaram no campeonato que ocorreu no México
O paratleta Nathan Torquato (Fupes), de Santos (SP), conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-americano de Taekwondo, em Cancún, no México. Classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, o lutador retornou às competições em grande estilo, após o período de paralisação devido à pandemia de covid-19.
Quem também brilhou no México foi a atleta Leonor Dias (Fupes), que faturou a medalha de prata na competição continental, na categoria até 53 quilos. Em seu retorno à seleção principal, a atleta de Santos fez excelentes lutas para subir ao pódio. Atualmente, é a 13ª colocada no ranking mundial da categoria.
Nathan entrou na competição, disputada nos últimos dias 3 e 4 de junho, como o cabeça de chave número 1, dando largada no torneio na semifinal. Para subir no lugar mais alto do pódio, ele bateu o guatemalteco Gersson Mejía, por 32 a 12, e o mexicano Ivan Torres, por 10 a 2, com nocaute técnico.
"Estou muito satisfeito porque foi a primeira competição após um ano e meio por causa da pandemia, e logo em um evento grandioso como o Pan-americano. Deu tudo certo no tatame e me dá mais motivação em busca de medalha em Tóquio. Ainda tenho muitas coisas para ajustar e estou treinando firme para isso", disse o atleta, que já viajou para o Líbano, onde disputará o Aberto da Ásia, que servirá como mais um preparatório para os Jogos Paralímpicos.
O técnico dos atletas, Rodney Penna (Fupes), também esteve no México como parte do comitê técnico da seleção brasileira da modalidade e elogiou o desempenho dos lutadores de Santos. "Na pandemia não pudemos treinar no tatame. Ficamos um ano e meio fazendo treinos on-line, alguns treinos na praia e nos últimos dias, quando foi liberado, treinamos no tatame. Mas nada foi desculpa para não treinar. Superamos essas adversidades, demos nosso melhor e trouxemos esses excelentes resultados".
Comentários