TRADIÇÃO

Área Continental de Santos celebra Festa do Divino Espírito Santo no domingo (28)

Festa acontece sempre sete semanas depois do Domingo de Páscoa para comemorar a descida do Espírito Santo

Da redação
Publicado em 26/05/2023, às 13h27 - Atualizado às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
Festa acontece a partir das 9h30, na Praça Encarnación Alves Corpaz, no Caruara Área Continental de Santos celebra Festa do Divino Espírito Santo no domingo (28) Cartaz da Festa do Espírito Santo da Área Continental de Santos - Divulgação/Prefeitura de Santos
Festa acontece a partir das 9h30, na Praça Encarnación Alves Corpaz, no Caruara Área Continental de Santos celebra Festa do Divino Espírito Santo no domingo (28) Cartaz da Festa do Espírito Santo da Área Continental de Santos - Divulgação/Prefeitura de Santos

A Área Continental de Santos celebra no domingo, 28 de maio, a 7ª Festa do Divino Espírito Santo, a partir das 9h30, na Praça Encarnación Alves Corpaz, no Caruara. O evento inclui celebração religiosa e apresentações teatrais e musicais.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Com saída da Capela Santa Catarina de Alexandria, as festividades têm início com o cortejo da Bandeira do Divino. Às 10h, tem a celebração da Santa Missa. Uma apresentação sobre Madre Teresa de Calcutá, a cargo da Cia Teatral Carcarah Voador, está marcada para as 11h30. Já às 14h, tem o espetáculo infantil Trisalhaças, com Lelê Lótus, Juliana Bordallo e Miriã Pessoa.

A partir das 16h, tem muita música com as apresentações de Diego Alencikas (forró) e o grupo de samba 3 mais 1. No local, o público também contará com feira de artesanato e brinquedos para as crianças.

Origem

A festa é realizada em outras cidades brasileiras, como Pirenópolis (GO), Alcântara (MA), Mogi das Cruzes (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), Diamantina (MG) e São Lourenço do Sul (RS), sempre sete semanas depois do Domingo de Páscoa para comemorar a descida do Espírito Santo. O evento se originou em Portugal, no século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336) por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A tradição chegou ao Brasil com os primeiros povoadores. Há documentos que atestam sua realização desde os séculos 17 e 18.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Confira a programação completa:

9h30: Cortejo da Bandeira do Divino, na saída da Capela Santa Catarina de Alexandria;
10h: Celebração da Santa Missa, na Praça do Coreto;
11h30: ‘Madre Teresa de Calcutá’, com a Cia Teatral Carcarah Voador;
14h: Trisalhaças, com Lelê Lótus, Juliana Bordallo e Miriã Pessoa;
16h: Diego Alencikas (Forró);
18h: Grupo de Samba 3 mais 1, participação especial de Didi Gomes.

Leia também: Rua em Santos vai se tornar um pedacinho de Portugal e da África

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!