Inaugurado em 1945, Aquário santista é considerado o parque mais visitado do estado de São Paulo
Uma das atrações mais queridas de Santos, o Aquário de Santos, completa 78 anos com muita festa para as crianças (e para os adultos também), com direito até a parabéns e bolo de aniversário!
A comemoração está marcada para este sábado, 1º de julho, das 10h às 15h, na Praça Vereador Luiz La Scalla, em frente ao Aquário.
Entre as atividades previstas estão atrações promovidas pela Unidade de Educação Ambiental do Aquário, com brincadeiras como pintura de animais aquáticos e exposição de animais. Haverá ainda a participação de parceiros convidados, levando mais diversão e informação. Haverá também a distribuição de pipoca, algodão-doce, brinquedos e, claro, bolo para cantar o parabéns ao Aquário, às 14 horas.
Inaugurado em 1945, o Aquário é parada obrigatória de santistas e de quem visita a cidade.Tanto que é considerado o parque mais visitado do estado de São Paulo. Em 2022, 327.260 pessoas passaram pelo Aquário. Até o dia 25 de junho deste ano, foram 203.416. Somente em janeiro, foram 70.820.
“O Aquário é uma referência para muitas famílias. São centenas de milhares de visitantes que todos os anos fazem dele o parque público mais visitado do Estado. Além disso, o Aquário tem um importante trabalho científico, recuperando e devolvendo animais marinhos à natureza, como as tartarugas, e oferece uma vasta programação de educação ambiental, com foco na cultura oceânica”, destaca o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório.
Para os pequenos, é sinônimo de contato com a natureza. Os pinguins lideram a lista de bichinhos que concentram a atenção da criançada durante o passeio pelos tanques que abrigam os animais. As tartarugas marinhas também se mantêm entre os mais procurados. Depois vêm tubarões e raias.
O Aquário foi criado por uma iniciativa do prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos. A ideia era abrigar uma variada coleção de espécies vivas ligadas ao ambiente marinho. Foi inaugurado em 1945, na presença do então presidente da República, Getúlio Vargas. Tinha, então, 1 mil m².
Ao longo do tempo, passou por diversas reformas e ampliações e, atualmente, conta com o triplo do tamanho. Abriga cerca de mil animais de 120 espécies. São 1,3 milhão de litros de água doce e salgada divididos em 32 tanques que imitam o habitat natural, simulando o fundo do rio e do mar, com tocas, areia, galhos e outros materiais que garantem o conforto e adaptação de seus “moradores”.
O Aquário de Santos funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. A bilheteria fecha às 17h30. Os ingressos custam R$ 10 e meia entrada, R$ 5. Os valores podem ser pagos com dinheiro ou cartão de débito. Menores de 7 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia-entrada crianças de 8 a 12 anos.
Confira a programação de aniversário:
Pescaria Ecológica
Em uma estrutura que representa o mar, serão colocados animais aquáticos feitos de papelão em meio a resíduos recicláveis; as crianças deverão pescar apenas os resíduos e separá-los para reciclagem de acordo com o material que são feitos.
Mesa de Investigação Marinha
A atividade consiste na exposição de parte do material do acervo do Aquário, com peças taxidermizadas, abordando a biologia e as problemáticas ambientais relacionadas aos organismos presentes.
Pintura de Animais Aquáticos
Através dos moldes disponibilizados, as pessoas poderão escolher entre diferentes animais aquáticos que desejarem pintar na pele, utilizando tinta de pintura facial. Enquanto a pintura é realizada, o educador ambiental aborda questões pertinentes à conservação e preservação do meio ambiente.
Feira de Troca de Brinquedos (Consumo Consciente)
É uma oportunidade para exercitar o consumo consciente. Através da troca é possível ter acesso a brinquedos diferentes sem a necessidade comprar outros.
Mais festa com parceiros convidados
Orquidário Municipal de Santos
Resgate de brincadeiras antigas e disponibilização de brinquedos com materiais reutilizados.
Jardim Botânico
Oficina de Percolação da Água no Solo mostrando a importância do processo para o ciclo hidrológico.
Codevida
Adoção de animais.
Composta Santos
Orientações sobre compostagem usando composteira e disponibilização de biofertilizante.
Unifesp
Observação de diferentes tipos de areia com lupas; Mapas, banners e materiais impressos em impressora 3D.
Instituto de Pesca/Petrechos de Pesca Perdidos no Mar (PPPM)
Exposição de materiais taxidermizados e de pesca fantasma.
Alexandre Huber
Exposição de livros e pinturas sobre a vida marinha.
Parque Estadual Marinho Laje de Santos/APA Marinha Litoral Centro
Material sobre unidades de conservação; Jogo de tabuleiro ‘Água’.
Instituto Gremar
Exposição de materiais taxidermizados sobre mamíferos, aves e répteis marinhos.
Projeto Aves Limícolas
Jogo interativo Avemón, envolvendo as aves presentes no local.
Instituto Lixo Zero
Ação educativa sobre consumo consciente.
Rogério Marcos Ferreira Rocha e Rita de Cássia Teixeira Rocha
Oficina de nós náuticos.
Projeto Turma do Longinho (Carolline Neves Porto)
Contação de história Aventura na Ilha.
Instituto Mar Azul (IMA)
Atividade – Pesca do Microlixo.
Empreendedorismo e Economia Criativa de Santos
Feira de Artesanato e Alimentação.
Leia também: Vídeo: capivara é vista praticando "natação" em canal de Santos
Comentários