SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Após tratamento no Aquário de Santos, tartarugas são devolvidas ao mar

Tartarugas-verdes ficaram quase um ano em tratamento no Aquário e foram soltas na Laje de Santos

Da redação
Publicado em 08/06/2023, às 09h05

FacebookTwitterWhatsApp
Soltura aconteceu na quarta-feira (7) Após tratamento no Aquário de Santos, tartarugas são devolvidas ao mar Soltura de tartaruga no mar - Diego Matos/Prefeitura de Santos
Soltura aconteceu na quarta-feira (7) Após tratamento no Aquário de Santos, tartarugas são devolvidas ao mar Soltura de tartaruga no mar - Diego Matos/Prefeitura de Santos

Em plena Semana do Meio Ambiente, um momento de emoção aconteceu próximo à Laje de Santos, na quarta-feira (7): duas tartarugas marinhas foram devolvidas ao mar após quase um ano de tratamento no Aquário de Santos.

Os dois animais são tartarugas-verdes (Chelonia mydas), uma das espécies mais comuns na região. Elas estavam com fibropapilomatose cutânea, que se apresenta como tumor benigno associado a um vírus, comum nesta espécie na fase juvenil, que pode debilitar o animal e até causar a morte. No período que ficaram sob os cuidados dos profissionais do Aquário, as tartarugas passaram por cirurgia e, depois de sadias, foram liberadas para soltura.

Atualmente, o Aquário de Santos conta com nove animais em tratamento, que estão em boa evolução pelo trabalho desenvolvido pela equipe técnica. Desde 2019, já foram realizadas nove solturas. Antes de retornarem ao mar, todas as tartarugas recebem uma anilha para que se possa fazer o acompanhamento e sejam obtidas informações, que ajudam em estudos para a preservação da espécie.

Soltura aconteceu na quarta-feira (7) Após tratamento no Aquário de Santos, tartarugas são devolvidas ao mar Soltura de tartaruga no mar (Diego Matos/Prefeitura de Santos)

As tartarugas-verdes podem viver mais de 80 anos, porém estão na categoria Quase Ameaçada, que é quando a espécie ainda não está em perigo, mas corre o risco de entrar em extinção em um futuro próximo. Os principais fatores que trazem problemas a elas são a poluição do mar, alterações nos habitats devido ao desenvolvimento costeiro, mudanças climáticas e, em especial, interações com a pesca.

“O trabalho desenvolvido pelo Aquário garante o retorno seguro desses animais a seu meio natural, mas precisamos da conscientização da população para a preservação do Meio Ambiente, pois metade das tartarugas que chegam para tratamento tem resíduos plásticos no corpo”, alerta o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcos Libório.

Leia também: Borboleta X Mariposa: saiba como elas ajudam no equilíbrio da natureza

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!