A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, realizou durante todo o dia de segunda-feira (27), em Santos, nova vistoria no navio MSC Armonia, cuja parte da tripulação foi identificada com a gripe tipo B (comum) – entre eles Fabiana Pasquarelli, morta no dia 18. Técnicos do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), do governo estadual, e da Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da prefeitura, fizeram entrevistas com passageiros e tripulantes. O questionário, elaborado com o Ministério da Saúde, objetiva identificar sintomas da Influenza.
Informativo
Os técnicos do município também distribuíram aos passageiros um informativo sobre a doença, com recomendações para prevenção e interrupção de sua transmissão. Entre elas, evitar contato com pessoas doentes e ficar em ambientes fechados, manter hábitos saudáveis (como lavar sempre as mãos), procurar pelo serviço de saúde e não se automedicar.
O trabalho coordenado pelo médico Acary de Oliveira, responsável pelo posto da Anvisa em Santos, teve início assim que o navio atracou, no começo da manhã de segunda (27), retornando de cruzeiro de Carnaval. A ação foi acompanhada por representantes da MSC, PF (Polícia Federal) e autoridades portuárias e de saúde.
No cais
O secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos e presidente do CAP (Conselho de Autoridade Portuária), Sérgio Aquino, e a secretária da Saúde, Maria Ligia Pereira, estiveram no cais no início da inspeção.
Comentários