O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (08) a criação do campus da USP (Universidade de São Paulo), em Santos. A unidade será instalada no bairro Vila Mathias, em área que abriga o imóvel onde funcionava a EE Cesário Bastos e o galpão da garagem municipal, cedido pela prefeitura. Caberá à USP fazer a reforma e a adaptação do local. As atividades terão início em 2012, com os cursos de graduação em Engenharia de Petróleo, especialização semipresencial em Ética, Valores e Cidadania na Escola e mestrado em Sistemas Logísticos.
Novas turmas
Desde 2002, o curso de Engenharia de Petróleo era ministrado na Cidade Universitária, na capital. A partir do próximo processo seletivo, as novas turmas serão transferidas para Santos. As inscrições para o vestibular da Fuvest terão início no dia 26 de agosto. Serão oferecidas 10 vagas, o mesmo número que era disponibilizado em SP. A previsão da diretoria da Poli é aumentar esse número posteriormente para 50 vagas.
Pré-sal O objetivo da transferência do curso de Engenharia de Petróleo para o Litoral é atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras para a exploração do petróleo da camada pré-sal na Bacia de Santos, o que irá colaborar diretamente nas ações para expansão dos benefícios econômicos e sociais que as atividades petrolíferas vão gerar em toda a Baixada Santista. Além da implantação do novo campus universitário, o acordo prevê a integração da USP ao Parque Tecnológico e a implementação do Instituto Oceanográfico no Porto de Santos.
Pós-graduação
Também foi lançado o novo curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola, resultado de uma parceria entre a USP e Univesp. Das 9 cidades da Baixada Santista, 5 delas foram contempladas com a distribuição das vagas (vide quadro).
O curso é direcionado a portadores de diploma do ensino superior que estejam exercendo atividades de professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor, em instituição de educação infantil, ensino fundamental, médio ou profissional. Com duração de 18 meses, em formato semipresencial, o curso de especialização é gratuito, tem carga horária de 480h e garante ao formando o diploma da USP.
Inscrições: a partir de segunda-feira (11), pelo site www.fuvest.br .
Distribuição das vagas:
Bertioga - 50 Guarujá – 50
Praia Grande – 50 Santos – 100
São Vicente – 50
São Paulo (EACH-Zona Leste) – 150 São Paulo (Butantã) – 150 São Carlos – 50
Ribeirão Preto – 100
Campinas – 100 Bauru – 50 Piracicaba – 50 Lorena – 50
Total - 1000
Comentários