PREOCUPAÇÃO COM A NATUREZA

Ações sustentáveis da Associação Comercial de Santos ganham força no Dia do Meio Ambiente

Associação criou área de sustentabilidade, para monitorar e implementar ações de proteção do meio ambiente; outras ações já foram implantadas

Estéfani Braz
Publicado em 04/06/2024, às 19h42 - Atualizado às 20h15

FacebookTwitterWhatsApp
Ações de sustentabilidade têm crescido nos últimos anos - Pexel/Alena Koval
Ações de sustentabilidade têm crescido nos últimos anos - Pexel/Alena Koval

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira (5), e a preocupação com iniciativas sustentáveis tem crescido a cada ano. A Associação Comercial de Santos (ACS), em Santos,  criou uma área de sustentabilidade para  fomentar práticas que contribuam para a preservação ambiental. 

Uma das iniciativas é realizada em parceria com a prefeitura da cidade e foi denominada de 'Movimento ODS Santos 2030'; a ideia é implementar práticas sustentáveis alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os associados e a sociedade. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

O incentivo à sustentabilidade está presente também na instalação de energia solar na sede histórica da Associação, que tem mais de 150 anos. Segundo a entidade, são 112 módulos fotovoltaicos que fornecem energia para todo o prédio. A medida favorece a economia financeira e é considerada uma produção de energia limpa. Os painéis solares ajudam a reduzir a poluição e as taxas de carbono. 

Outra ação implementada pela entidade é a capacitação constante dos colaboradores, para transformar as ações em metas internas. O programa 'InovaMãe', que fornece capacitação empreendedora para mulheres e mães da região, recebeu o apoio da entidade em 2024.

A associação também foi responsável pela capacitação dos 'Jovens Embaixadores do Clima', programa que forma jovens da Baixada Santista para serem multiplicadores dos ODS da ONU. A primeira turma está qualificando cerca de 40 jovens, que contribuirão para as metas da agenda Santos 2030.

A prática sustentável esteve presente, ainda, na realização do XXIV Seminário Internacional do Café, considerado o maior e mais tradicional evento do setor, cuja edição foi 100% sustentável. Durante o evento, não foram utilizados plásticos; houve coleta seletiva, distribuição de água em filtros e compensação de emissões de CO2. Os prestadores de serviço do evento também foram selecionados por suas ações de desenvolvimento sustentável. Além disso, o material gráfico foi coletado para reciclagem e reutilização, e o impacto ambiental do evento foi monitorado em tempo real, estabelecendo uma meta de dois anos para sua compensação total.

*Com informações da Associação Comercial de Santos.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!