BATE CORAÇÃO

“Ação do Coração” reúne 5 mil pessoas no Centro Histórico de Santos

Cerca de 100 mil corações de tecidos, símbolos da campanha, ornaram a praça Mauá, no Centro santista

Da redação
Publicado em 08/08/2022, às 09h28 - Atualizado às 14h24

FacebookTwitterWhatsApp
Nem a chuva espantou por volta de 5 mil pessoas que compareceram ao Centro Histórico santista “Ação do Coração” reúne 5 mil pessoas no Centro Histórico de Santos Pessoas dão as mãos em volta dos corações de tecido no centro da praça Mauá, em Santos - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Nem a chuva espantou por volta de 5 mil pessoas que compareceram ao Centro Histórico santista “Ação do Coração” reúne 5 mil pessoas no Centro Histórico de Santos Pessoas dão as mãos em volta dos corações de tecido no centro da praça Mauá, em Santos - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

O retorno presencial da Ação do Coração, após dois anos de atos simbólicos e virtuais em razão da pandemia da covid-19, reuniu cerca de cinco mil pessoas e arrecadou seis toneladas de alimentos não perecíveis no Centro Histórico de Santos.

Os tradicionais corações de tecido, símbolo de amor e solidariedade que marcam a campanha também estavam presentes. Eram cerca de 100 mil. 

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Com início no dia 28 de julho, a programação deste ano também contou com uma série de atividades ao longo das últimas semanas, como a apresentação de espetáculo sobre a história de dez anos do evento, hasteamento da bandeira com a logomarca da ação no Monte Serrat e ato ecumênico inter-religioso.

"Fico feliz que a nossa cidade seja esse farol para o mundo. Hoje, a Ação do Coração está em nove estados do Brasil e recebe corações de mais 19 países. É lindo de ver tantas pessoas envolvidas nessa celebração da vida. Acho que Santos está dando um exemplo maravilhoso de solidariedade", disse o idealizador do evento, Alexandre Camillo.

Corações de tecidos foram distribuídos ao público presente “Ação do Coração” reúne 5 mil pessoas no Centro Histórico de Santos Voluntário entrega corações de tecidos para senhora idosa (Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos)

A vice-prefeita Renata Bravo falou sobre o privilégio de poder contribuir com a ação durante tantos anos. "Quando esse evento que preparamos toca o coração das pessoas, é porque o objetivo foi cumprido, nós conseguimos incentivar a solidariedade e a compaixão entre os cidadãos. Toda vez que um evento vier com o objetivo de beneficiar a população, o poder público estará junto".

A ação é realizada pela Associação Eduardo Furkini em parceria com a prefeitura de Santos.

Atrações

O evento contou com uma série de apresentações musicais em diversos estilos, como samba, MPB e sertanejo. A abertura ficou por conta da escola de samba Real Mocidade Santista.

O espaço “Coração Criança” ofereceu pipoca, brinquedos infláveis, pintura facial e outras atividades para os pequenos. Já na área da Gastronomia, o público pôde provar salgados, doces, bebidas, lanches e outros pratos e, no Espaço Saúde, realizar testes de glicemia, aferição de pressão arterial e receber orientações quanto à higiene bucal.

Reservado para os pets, o espaço “Coração Animal” contou com a orientação de veterinários sobre cuidados importantes com os bichinhos. Os visitantes ainda puderam conhecer peludinhos disponíveis para adoção e doar itens para ONGs da cidade. Cavalos do Centro de Equoterapia Cafarnaum e o canil da Guarda Civil Municipal (GCM) também marcaram presença, com os animais interagindo com o público, recebendo carinho e posando para fotos.

Para finalizar o evento, houve caminhada da praça Mauá ao Santuário de Santo Antônio do Valongo. O trajeto foi acompanhado por um carro de som e um bonde enfeitado por corações, que ficou à disposição para fotos durante todo o evento. No local, um ato inter-religioso encerrou a ação.

"É uma emoção fortíssima poder estar de volta. Neste ano, a gente se preparou muito para fazer uma ação diferente e ainda melhor. Mudamos até o dia, para ser num domingo, um dia para a família, para que todos pudessem prestigiar o evento após dois longos anos", disse Camillo.

Chuva não espantou o público

"A chuva atrapalhou, mas mesmo assim está bom. Falta amor no mundo e essa ação tenta trazer esse sentimento de volta, fazer o bem e ensinar o melhor para as pessoas", destacou Aldonir Beel, de 56 anos, morador de São Vicente que decidiu enfrentar o tempo chuvoso para que as netas, de 7 e 12 anos, conhecessem o evento e levassem corações para as tias e avós.

Nem a chuva espantou por volta de 5 mil pessoas que compareceram ao Centro Histórico santista “Ação do Coração” reúne 5 mil pessoas no Centro Histórico de Santos Pessoas dão as mãos em volta dos corações de tecido no centro da praça Mauá, em Santos (Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos)

A autônoma Fernanda de França, 42, prestigiou a ação pela primeira vez. Ela aproveitou o dia de folga para passear com o marido e o filho de 4 anos, além de garantir um coração de tecido para si. "Sempre tive vontade de vir, mas nunca tinha conseguido. É um evento lindo, que une os santistas durante o ano todo e ajuda as pessoas com a doação de alimentos".

Já a aposentada Ionice Aparecida Rodrigues, 63, compareceu à ação sozinha e encontrou algumas amigas. "Nós tiramos várias fotos no bonde. Fiquei em dúvida se vinha, por causa da chuva, mas decidi comparecer, já que nunca tinha vindo. Está bem legal, acho que tem que incentivar as pessoas a ajudar mesmo".

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

A campanha deste ano contou com quatro oficinas oficiais de produção de corações de tecido - três em Santos e uma em Guarujá -, sem contar as doações de anônimos que organizam as próprias oficinas. Dos 100 mil corações de tecido distribuídos, cerca de 30 mil vieram do Vale do Ribeira.

Desde 2012, evento já reuniu mais de 200 mil pessoas

Idealizada em 2011, a Ação do Coração surgiu de uma dor familiar, com a morte do irmão de Alexandre Camilo, Eduardo Furkini, vítima de infarto, aos 38 anos. Antes de falecer, Eduardo havia feito uma viagem para Budapeste, na Hungria, e lá viu uma praça lotada com corações bordados pelo chão, uma intervenção para falar sobre a saúde do coração.

A partir dali, teve a ideia de fazer uma ação parecida no Brasil, com o intuito de distribuir mais amor, solidariedade e generosidade.

Para atender ao desejo de Eduardo, seu irmão Alexandre iniciou o movimento em 2012, em Santos. Desde então, o evento já reuniu mais de 235 mil pessoas e distribuiu mais de um milhão de corações confeccionados por voluntários, além de mais de 200 toneladas de alimentos, 50 mil brinquedos e 250 mil peças de roupas. Hoje envolve ações sociais importantes e está presente em 19 países e nove estados brasileiros.

O Dia da Ação do Coração consta do Calendário Oficial da cidade de Santos, instituído por lei municipal.

Leia também: Obras do VLT alteram trânsito e transporte no Centro de Santos a partir desta segunda (8)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!