Times da AABB conquistaram três ouros, duas pratas e um bronze no Campeonato Nacional da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado; campeões e vice-campeões estão classificados para o sul-americano
Os atletas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santos conquistaram seis títulos no Campeonato Nacional da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), realizado entre os dias 26 e 29 de janeiro em Amparo no interior de São Paulo.
Foram quatro dias de competição entre 100 equipes; 44 municípios de 8 estados participaram do torneio. Os atletas da AABB conquistaram as seguintes classificações: a equipe 58+ masculino foi campeã, assim como as 58+ e 45+ feminino. Já as equipes do masculino do 45+ e feminino do 68+ levaram a segunda colocação e ficaram com o título de vice-campeãs. O time 68+ masculino ficou em terceiro lugar.
Os times campeões e vice-campeões foram classificados e garantiram uma vaga no campeonato sul-americano com data prevista para julho, ainda sem local definido, mas que contará com os seguintes países: Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O vôlei adaptado da AABB Santos teve início em 2018 quando foi criada a categoria sócio-atleta. “Disponibilizamos toda a infraestrutura no que se refere à quadra para treinamentos, técnicos e acompanhamento por fisioterapeuta”, conta um dos fundadores da modalidade do município, Ariovaldo Sartori.
Ainda segundo Sartori, a partir daí, três categorias foram criadas: 45, 58 e 68 anos nas modalidades masculina e feminina. “Então iniciamos uma série de conquistas, destacando-se, dentre outras, campeãs e bi-campeãs regional, estadual e nacional da Super Liga da Melhor Idade da Confederação Brasileira do Volei Adaptado - CBVA”.
Há cerca de um ano a categoria masculina da AABB Santos iniciou uma parceria com o município de Osasco para fortalecer as equipes. “Atualmente somos 65 sócios atletas do vôlei na terceira idade, com perspectiva de aumento do quadro, tendo em vista a grande visibilidade que vem ocorrendo na região e para não dizer no país”, ressaltou Sartori.
Muitas pessoas confundem o vôlei adaptado com vôlei sentado. O vôlei sentado é uma modalidade do esporte que foi adaptada para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física relacionada à locomoção.
Já o vôlei adaptado consiste em alterações de algumas regras do vôlei indoor (em ambiente fechado) voltadas para o público da melhor idade. Qualquer pessoa que não tenha deficiência física ou locomotiva, na faixa etária entre 45 e 80 anos, pode jogar, podendo ser determinante na melhoria da autonomia e da qualidade de vida do idoso, como saúde, integração, socialização e amizade.
- Permite que os atletas tenham a posse da bola, seguindo a regra de três toques;
- O saque é abaixo do ombro e o set é encerrado em 15 pontos;
- Não é necessário saltar e os únicos requisitos são: disposição e calçado apropriado.
Comentários