O sistema portuário centralizou os debates no ‘7º Fórum Brasil de Comércio Exterior’, no último dia 27, no Clube de Regatas Vasco da Gama, em Santos, com a participação de empresários e autoridades do setor.
Após a cerimônia de abertura, com palestra do jornalista Joelmir Beting, começaram os painéis: Importância da simplificação do comércio exterior brasileiro diante do atual cenário mundial; Integração de modais e acessos ao Porto de Santos, aeroporto regional ferroviário e hidroviário; e Políticas públicas de logística, plano nacional de logística portuária, marco regulatório e legislação portuária.
Projeção
“É fundamental discutir a infraestrutura e o planejamento adequado. Nós falamos em mais do que duplicar a capacidade de movimentação no Porto de Santos e essa projeção requer infraestrutura logística, de terra e de mar, além de novos procedimentos, novas tecnologias e mais eficiência” disse o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), que citou ainda a questão da burocracia no comércio exterior, necessidade de investimentos e integração dos modais ferroviário e hidroviário e novas políticas públicas e privadas.
Presenças
Participaram ainda da solenidade de abertura a presidente das Organizações Sol Panamby, Alaíde Quércia; vice-presidente do grupo Bandeirantes, Ricardo Nogueira; diretor da Tecondi, Luiz Araújo; superintendente da TVB, Claudia Rei; além dos representantes das prefeituras de Guarujá e Cubatão. A iniciativa foi da TVB, emissora afiliada à Rede Bandeirantes de Televisão, com apoio da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados).
Comentários