COVID-19

70% dos ‘imunizáveis’ já estão vacinados contra a covid-19 em Santos (SP)

Apesar do índice, secretário reforça que a imunização só está completa 21 dias após a aplicação da última dose

da Redação
Publicado em 02/07/2021, às 10h29 - Atualizado às 11h37

FacebookTwitterWhatsApp
Foram distribuídas 241.179 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen - Reprodução/ Prefeitura de Santos
Foram distribuídas 241.179 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen - Reprodução/ Prefeitura de Santos

Um balanço divulgado pela prefeitura de Santos (SP) aponta que 70,1% da população considerada vacinável já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante contra a covid-19 na cidade. O cálculo leva em conta as especificações do Plano Nacional de Imunização – PNI com referência a pessoas com idade acima de 18 anos.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Foram distribuídas 241.179 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen. Nesse total, não estão contabilizadas as 2.128 vacinas aplicadas na quinta-feira, 1°.

93.982 pessoas, o equivalente a 27,3% dos aptos a serem vacinados completaram o esquema vacinal (receberam a primeira e a segunda doses, ou tomaram a dose única do imunizante)  

População geral

Desde janeiro, quando chegaram as primeiras remessas do imunizante em Santos, foram aplicadas 335.161 doses, sendo que 241.179 santistas receberam ao menos uma dose da vacina (55,6%). A segunda dose chegou a 93.545 santistas e outros 437 munícipes receberam a proteção contra a covid-19 com apenas uma aplicação. 

Investimentos

O prefeito Rogério Santos (PSDB) afirma que a cidade investe no combate à pandemia desde 2019. "Compramos insumos, contratamos equipes, abrimos leitos, fizemos testagem e acompanhamos atentamente os números da doença, tomando medidas adequadas a cada momento. Na vacinação, planejamos, distribuímos postos por toda a Cidade e preparamos equipes".

Ele recorda que o município chegou a imunizar mais de 11 mil pessoas em um único dia. "Todo esse esforço, aliado à fundamental colaboração da população no combate à covid-19 e à dedicação dos profissionais da Saúde, é refletido nos números que estamos conquistando".

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, se diz satisfeito com o índice alcançado. "Mas ainda não é o alcance ideal. O que queremos é vacina para todos os moradores, todos recebendo primeira e segunda doses". Ele lembrou que o município não tem como comprar vacinas. "Não há doses disponíveis no mercado, e elas chegam de forma gradativa à cidade".

Alerta

Apesar do índice o secretário reforça a necessidade de os moradores não esquecerem da segunda dose. São cerca de 4.800 pessoas que deixaram de voltar aos postos para completar a imunização. "O número de faltosos chega a 2% dos que tomaram a primeira, apesar da busca que é feita por nossos agentes de Saúde. É importante ressaltar que a imunização completa só vem após 21 dias da segunda dose", concluiu.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!