Em uma semana, realizadores e produtores cinematógraficos de todo o Brasil poderão acompanhar a 10ª edição do Curta Santos - Festival de Cinema da cidade santista, que, este ano, acontece entre os dias 17 e 23 de setembro, reunindo curtas e longas-metragens inéditos em exibições totalmente gratuitas. A abertura acontece na próxima segunda-feira (17) e deve reunir grandes nomes do cinema nacional. O cantor Supla comandará a noite e a atriz Laura Cardoso será uma das homenageadas. Ainda sem querer revelar as grandes surpresas da tradicional Gala de Abertura, este ano nomeada como 'O jogo do ano', a organização do festival exalta a exibição de, pelo menos, oito longas-metragens inéditos no Litoral de SP.
De graça “A partir do dia 18 [terça-feira], qualquer pessoa poderá assistir a vários filmes totalmente de graça. São longas que reúnem os melhores diretores cinematográficos dessa nova geração. Muitos deles também estarão em Santos para conversar com o público”, conta o diretor geral do evento, Ricardo Vasconcellos.
Santos F.C. O 10ª Curta Santos homenageia o Centenário do Santos Futebol Clube, comemorado em 2012. Por isso, um dia especial, com filmes amadores e profissionais, realizados por cineastas de todo o Brasil, foi destinado ao time. Na quinta (20), Neymar Jr. receberá uma estrela na Calçada da Fama de Santos e, em seguida, abrirá as exibições da noite com o curta-convidado ‘Vila’, produzido especialmente para o clube em razão do ano comemorativo. Em seguida, as produções competitivas temáticas serão apresentadas.
Presenças Durante a semana de realização do festival, os renomados diretores Beto Brant e Cláudio Assis conversarão com o público sobre o cinema brasileiro dos últimos anos. O ator e diretor Selton Mello também já confirmou presença e receberá uma sessão especial de longas em dois horários diariamente até sábado (22). O ator santista Sérgio Mamberti é outro que receberá uma estrela na Calçada da Fama, eternizando seu trabalho na dramaturgia e na militância política em prol da cultura e do audiovisual brasileiro. O crítico e jornalista Luiz Zanin terá a carreira prestigiada e lembrada durante o Curta Santos.
Longas Para a estreia dessa nova etapa, foram escolhidas nove produções inéditas no Litoral: ‘Augustas’, de Francisco Cesar Filho; ‘Vou Rifar Meu Coração’, de Ana Rieper; ‘Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios’, de Beto Brant e Renato Ciesca; ‘Febre do Rato’, de Claudio Assis; ‘País do Desejo’, de Paulo Caldas; a ‘Laje dos Sonhos’, da diretora santista Raquel Pellegrini; ‘Colegas’, de Marcelo Galvão; e ‘Tropicalismo Now!’, de Ninho Moraes e Francisco César Filho.
Oficinas Haverá ainda quatro grandes oficinas, totalmente gratuitas, que serão ministradas durante a 10ª edição do Curta Santos. Interpretar, gerenciar, produzir e iluminar. De uma forma ampla, o evento oferece aos profissionais do Litoral oportunidade para adquirir novos conhecimentos e se especializar na área desejada.
Capacidade Todas as atividades do Curta Santos são gratuitas, mas restrista à capacidade do espaço onde ela ocorre. A organização do evento recomenda que os interessados cheguem pelo menos com 30 minutos de antecedência, inclusive nas oficinas.
Programação Mais detalhes, assim como horários dos filmes e exibições especiais, podem ser conferidos no www.curtasantos.com.br/10edicao.
Comentários