ÍNDICE 'A'

Santos, Guarujá e Praia Grande são classificadas com nota máxima em Mapa do Turismo Brasileiro

Cidades foram classificadas como categoria ‘A’, no indicador. Mapa anual avalia nível de desenvolvimento do turismo em todas as regiões brasileiras. Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá também entraram, com índice ‘B’

Da redação
Publicado em 06/04/2022, às 12h00 - Atualizado às 12h36

FacebookTwitterWhatsApp
Guarujá, no litoral de SP Guarujá Praia - Imagem: Reprodução / Istock
Guarujá, no litoral de SP Guarujá Praia - Imagem: Reprodução / Istock

Seis cidades da Baixada Santista entraram no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado no final de março pelo Ministério do Turismo. Da região - que reúne oito cidades do litoral de SP e Cubatão – Santos, Guarujá e Praia Grande foram classificadas como categoria A, em uma escala de ‘E’ até ‘A’, sendo ‘E’ a nota mínima e ‘A’, a máxima.  

Com índice ‘B’, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá completam o sexteto de cidades da Baixada classificadas no indicador.

O Mapa avalia o nível de desenvolvimento do turismo em todas as regiões brasileiras. Segundo o Ministério do Turismo, a classificação “leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis”.

Imagem aérea de Santos Santos (Reprodução/Prefeitura de Santos)

Entre os principais critérios, aponta a pasta nacional, estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

As três cidades da região classificadas com nota máxima oscilam na primeira posição dos critérios do índice. Enquanto Santos é a cidade que recebe mais visitantes internacionais, Praia Grande é a que mais recebe visitantes domésticos e Guarujá tem o maior número de estabelecimentos e empregos relacionados à atividade turística.

O último Censo, realizado em 2010, registrou que a população de Praia Grande era em torno de 262 mil habitantes; o resultado deste ano, 344.834, mostra que a cidade registrou um crescimento de mais de 31% em relação a 2010 Praia Grande Praia Grande vista d (Reprodução)

Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, classificadas com a segunda maior nota, ocupam posições intermediárias em todos os indicadores. Da Baixada Santista, não entraram no Mapa, Bertioga, São Vicente e Cubatão.

Dos mais de 5.600 municípios brasileiros, pouco mais de 2.500, de todas as regiões, constam no Mapa. A classificação atual é válida até abril de 2023, quando uma nova deve ser divulgada pelo Ministério do Turismo.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!