Regularização Fundiária e Saneamento destacam-se em debate

Costa Norte
Publicado em 04/10/2016, às 07h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h32

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Manolo Prieto

Ilhabela

Marina Veltman

A TV Costa Norte exibiu na tarde de segunda-feira, 26, debate entre os prefeituráveis de Ilhabela. Em obediência à legislação eleitoral, foram convidados a participar do evento todos os seis candidatos cujos partidos possuem representatividade na Câmara Federal, ou seja, legendas com pelo menos nove deputados eleitos.

Estiveram presentes ao debate, os candidatos Maria Inez Fazzini (PSDB); Lídia Sarmento (PPS); e Anselmo Tambellini (PT). Já Marcio Tenório (PMDB); Adílio Lenzolari (PR); e Juliana Storti (PTB), apesar de convidados, não compareceram.

O evento contou com exibição ao vivo pela emissora e transmissão simultânea pela Rádio Praia FM (106,1) e pelo site da TV, assim como pelas páginas do grupo de comunicação no Youtube e Facebook.

Durante o debate, que teve pouco mais de duas horas de duração, e transcorreu de forma pacífica, os candidatos debateram temas como saneamento básico, regularização fundiária, turismo, melhorias no sistema de travessias e uso dos royalties.

O programa contou com seis blocos: pergunta única aos candidatos; candidato pergunta para candidato, com sorteio dos nomes de quem pergunta e responde; candidatos respondem perguntas de profissionais do Sistema Costa Norte e Rádio Praia FM; pergunta livre entre os candidatos, escolhidos por eles; candidatos respondem perguntas de eleitores enviadas pelo Whatsapp, Facebook e e-mail; e, no último bloco,foram feitas as considerações finais de cada um dos três candidatos presentes.

Ausência de candidatos é criticada

Os candidatos criticaram duramente a ausência dos outros três convidados.

“É lamentável que nesse momento, quando a população está atenta para ouvir, tenhamos a ausência do candidato do PMDB, que não desce do palanque. Quem foge, quem não enfrenta cara a cara, olho no olho, não consegue, depois de eleito, fazer o mesmo. Não é fácil, mas nós estamos aqui”, afirmou Maria Inez.

Lídia destacou a coragem dos presentes: “Estamos aqui mostrando nosso interesse e respeito ao nosso eleitor. Pessoas que não estão aqui não estarão aptos a liderar nossa cidade”, afirmou.

Na mesma toada, Anselmo criticou a falta dos concorrentes. “Quem quer administrar Ilhabela tem que mostrar porque quer. Essa era a oportunidade e eles se ausentaram. É uma questão de medo de debater com um candidato que acreditam ser mais preparado?”, indagou o petista.

Evento inclusivo

Nestas eleições, o Sistema Costa Norte contou com inovações para proporcionar o acesso de todos ao debate. Uma delas foi a transmissão com intérprete de libras, para que as pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar adequadamente as entrevistas dos candidatos.

O programa contou com a mediação do diretor-presidente do Sistema, Ribas Zaidan. A mesa auxiliadora foi composta pela advogada Cinthia da Conceição, representante da OAB Bertioga, o professor Paulo Antonio Rufino de Oliveira, representante da Faculdade Bertioga e Roberto Zeidan, representante do Sistema Costa Norte.

Os interessados em assistir ao debate podem acessar o vídeo, na íntegra, através do site do grupo: www.costanorte.com.br .

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!