
Foto: Rafael Neddermeyer /Fotos Públicas
Região Mayumi Kitamura
O Ministério do Trabalho divulgou nesta semana os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), informando uma continuidade na trajetória de recuo de perda de postos de trabalho com carteira assinada no país com relação ao mês de setembro.
Os dados do mercado formal indicam que no período houve uma perda de 39.282 postos de trabalho, sendo que, no mesmo mês do ano anterior, foram perdidos 95.602 empregos formais. Apesar disso, o balanço anual chama a atenção. Na Baixada Santista, somente entre janeiro e setembro, houve diminuição de 17.003 empregos formais, sendo que, de janeiro a dezembro de 2015, a redução foi de 15.315 postos de trabalho.
De um modo geral, conforme informou o Ministério do Trabalho, todo o estado de São Paulo foi prejudicado pela queda expressiva no setor da construção civil no mês de setembro, que registrou diminuição de 9.291 postos. No mês, toda a região Sudeste apresentou queda no estoque de emprego em um total de 63.521 postos, ou seja, 0,31%.
Em todo o país, até setembro deste ano, foram fechadas 683,6 mil vagas, sendo o pior resultado da série histórica do governo. Em 2015, o saldo negativo acumulado nos nove primeiros meses do ano foi de 562,2 mil.