*Foto: Beatriz Rego / PMSS
O projeto Visão Costeira retomou suas atividades na última sexta-feira, 6, ao realizar, com mais de 50 estudantes da escola municipal Henrique Botelho, a primeira navegação do semestre. A expedição pelo canal de São Sebastião, feita com o acompanhamento do secretário do Meio Ambiente da prefeitura, professor Eduardo Hipólito do Rego, mostra aos alunos a paisagem dos bairros centrais do município, além de relatar a história e a geografia da cidade. Rego explica: “Nós já fizemos a navegação com mais de três mil alunos e queremos que todas as escolas participem. Muitas vezes, essas crianças não terão outra chance de ir para o mar. É uma grande oportunidade de conhecimento do território e da história”.
O estudante Vinícius da Silva Morato, 12 anos, relatou que o passeio na escuna foi sensacional. “Já li diversas coisas sobre São Sebastião, mas, ver a cidade aqui do mar e entender mais ainda sobre a vida da cidade foi muito interessante”. Já para as alunas Iara de Melo, Larissa Gonçalves Benedito, Kailaine Castro, e Yasmin Talita Silva de Oliveira Galvão, todas com 12 anos, a história do município é bastante rica.
O professor de educação física Luiz Rodrigues Júnior destacou a magnitude da navegação e enfatizou que o projeto agrega conhecimento e cidadania. “Sempre quis participar desta atividade, estou muito motivado. Sempre temos a visão da terra para o mar, e agora todos tiveram a chance de ver a cidade do mar e vivenciar na prática o que eles aprendem em sala de aula sobre invasões territoriais, mudanças geográficas, e a influência do homem no meio ambiente, seja ela positiva ou não. Levaremos esse debate para dentro da sala de aula”, explanou o professor.
Comentários