LIXO NAS PRAIAS

Praias do litoral de SP amanhecem emporcalhadas após réveillon; veja vídeos

"Pior temporada de sujeira que já vi. Dá vontade de chorar”, lamenta morador. Cidades como Santos e Praia Grande registram aumento na quantidade de lixo coletado

Da redação
Publicado em 02/01/2023, às 15h58 - Atualizado em 03/01/2023, às 08h56

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Ubatuba na noite da virada e Peruíbe e Mongaguá após a celebração Praias do litoral de SP amanhecem emporcalhadas após réveillon; veja vídeos Praias emporcalhadas - Imagens: Reprodução / Julio Biazus / Redes Sociais
Praia de Ubatuba na noite da virada e Peruíbe e Mongaguá após a celebração Praias do litoral de SP amanhecem emporcalhadas após réveillon; veja vídeos Praias emporcalhadas - Imagens: Reprodução / Julio Biazus / Redes Sociais

Após as tradicionais celebrações da virada de ano, as praias do litoral de São Paulo entraram em 2023 com o também tradicional acúmulo de lixo. Preocupadas com a sujeira - que rapidamente pode escoar para o mar num período de temporais repentinos -,  parte das prefeituras programou forças-tarefa de limpeza urbana antes do sol raiar no primeiro dia do ano novo.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

No entanto, em parte da costa paulista, o lixo nas areias avançou pelo dia primeiro. Imagens obtidas pelo Portal Costa Norte nesta segunda (2) mostram praias de quatro cidades  repletas de lixo entre a noite de réveillon e a primeira manhã do ano.

“Esse ano, acho que foi a pior temporada de sujeira que eu já vi”, disse à reportagem o ongueiro e surfista de 49 anos, Julio Biazus, morador de Mongaguá desde que nasceu.

Presidente de uma ONG que mescla aulas de surfe e educação ambiental para crianças, Julio fez coro com moradores de outras cidades indignados com o lixo ornamentando as praias na primeira manhã do ano. “Chega a dar vontade de chorar”, comentou ele ao divulgar um vídeo das ruas de Mongaguá tomadas pelo lixo na manhã de ontem.

Além da sujeira em Mongaguá, circulam imagens semelhantes de Peruíbe e Praia Grande após a virada e de Ubatuba antes da virada (assista abaixo).

No pós-réveillon, o serviço de zeladoria urbana de Ubatuba, disse hoje a prefeitura, começou às 2h da madrugada e recolheu mais de 1,2 tonelada de lixo por km de praia -  ao todo 101 toneladas de sujeira em 80 km de faixa de areia.

Nos cerca de 22,5 km de faixa de areia de Praia Grande, a prefeitura disse que foram recolhidas 2.142 toneladas de resíduos - mais de 95 toneladas por km de praia em média. A quantidade recolhida representou um aumento de aproximadamente 25% em comparação ao mesmo período do ano passado, disse a gestão municipal.

“A colaboração da população é essencial para a conservação da limpeza, não descartando lixo em locais irregulares”, disse a prefeitura.

As prefeituras de Mongaguá e Peruíbe ainda não se manifestaram.

Sujeira nas praias em outras cidades

Santos

Em Santos, que também começou uma megaoperação de limpeza das praias nas primeiras horas de 2023, a concentração de lixo por km de praia foi ainda maior: 8,5 toneladas. A prefeitura da cidade mais populosa do litoral disse que recolheu 60 toneladas de lixo entre as 3h e 8h30 de ontem em seus 7 km de praias – o triplo do lixo recolhido no ano passado, quando foram recolhidas cerca de 20 toneladas.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“Em mais de 5h de trabalho, a ação envolveu 496 trabalhadores, dois tratores, duas pás carregadeiras, 13 caminhões truck, duas retroescavadeiras, sete caminhões coletores, dois ônibus, dois caminhões toco, além de outros oito veículos”.

Caraguatatuba

A prefeitura disse que a cidade amanheceu limpa no primeiro dia do ano, após iniciar uma força-tarefa de limpeza dos 40 km de praias às 4h da madrugada. Segundo o órgão, foram recolhidas 210 toneladas de lixo – mais de 5 toneladas por km.

São Vicente

A prefeitura de São Vicente disse que as praias foram limpas logo após a virada do ano, mas ainda não calculou o total de resíduos recolhidos. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!