PERDEU O CONTROLE

VÍDEO | Homem sem máscara em ciclovia grita com GCM em Praia Grande: "Só saio daqui na agressão"

Cidadão alegou trabalhar na praia e estar com cinco meses de aluguel vencido devido à pandemia

Da redação
Publicado em 11/04/2021, às 19h25 - Atualizado às 20h22

FacebookTwitterWhatsApp
Ambulante sem máscara em ciclovia grita com GCM em Praia Grande: "Só saio daqui na agressão" - Reprodução/PGinfomidia
Ambulante sem máscara em ciclovia grita com GCM em Praia Grande: "Só saio daqui na agressão" - Reprodução/PGinfomidia

Um morador do bairro Caiçara, em Praia Grande, perdeu o controle ao ser abordado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em uma ciclovia da avenida Presidente Castelo Branco (avenida da praia) no sábado (10).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdetodolitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Ele estava de bicicleta, sem máscara e ultrapassou a fita zebrada de segurança que proíbe o acesso ao calçadão, descumprindo o decreto municipal número 7816/2021 e o decreto estadual 65.563/2021. 

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=4jV9Onyxem0

Quando abordado pela GCM, o homem, que filmou toda a ação, disse que está sem trabalhar na praia e com cinco meses de aluguel atrasado. Ele também afirmou morar ao lado do local no qual foi abordado e intimou os guardas: "Me dá mata leão [golpe de artes marciais] logo. Vou até tirar meus óculos. Me prende, eu não fiz nada, tô do lado da minha casa", disse claramente nervoso.

E continuou: "Me algema, eu nao tô armado. Eu sou morador aqui há 17 anos. Cadê a lei do direito de ir e vir? Cadê a Constituição Federal?", questionou. "Me prende, p*****! Não vou colocar a mão na cabeça. Eu não cumpro decreto, então me prende. Vamos partir pra agressão? Só saio daqui na agressão", gritou enquanto gravava a situação.

O desfecho da ação não foi publicado nas redes sociais, mas a prefeitura de Praia Grande respondeu que o homem foi levado para a 1° Delegacia de Polícia do município após a chegada da Polícia Militar.

Segundo o Executivo, o homem foi abordado durante patrulhamento da GCM, ele estava de bicicleta e sem máscara na ciclovia. "Ao notar a presença da viatura GCM, o indivíduo repentinamente colocou a mão na cintura por baixo da camisa manuseando um instrumento. Diante dessa atitude suspeita, de imediato fora dada voz de parada ao indivíduo, que ao ouvir a ordem desceu de sua bicicleta e reagiu de forma agressiva". 

Os guardas solicitaram ao indivíduo sua saída do calçadão, pois, atualmente, está proibido a utilização do espaço. Mas ele seguiu com "uma atitude truculenta e autoritária e se negou a deixar o local. Os GCMs seguiram em diversas vezes utilizando o diálogo como alternativa para resolver o caso. Sem sucesso, já que o indivíduo seguia com xingamentos e tentando incitar a população que acompanhou toda cena".

A Polícia Militar chegou ao local para atuar na ocorrência e o homem afirmou que só seria conduzido a delegacia de polícia judiciária se fosse na viatura da Polícia Militar. Na 1° Delegacia de Polícia foram apresentados vídeos da ocorrência gravados pelos GCMs ao delegado Alexandre Correa Comin. Foi lavrado o termo circunstanciado 900095/2021 de desobediência (artigo 330 do código penal), resistência (artigo 329) e desacato (artigo 331).

Na documentação judiciária também ficou especificado o descumprimento do decreto municipal por não usar ou usar incorretamente a máscara facial. Após todos os procedimentos administrativos e judiciário, o indivíduo foi orientado e liberado pela autoridade de plantão para responder posteriormente.

A prefeitura de Praia Grande respondeu que lamenta a postura inadequada do cidadão. "A administração municipal solicita ainda o apoio da população no cumprimento das medidas voltadas ao combate da pandemia da covid-19, com destaque para utilização de máscara, álcool em gel e o reforço para se evitar aglomerações.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!