Cidade terá o primeiro polo de ensino da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a partir do segundo semestre de 2022
Praia Grande terá o primeiro polo de ensino da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a partir do segundo semestre de 2022. Serão oferecidas 300 vagas divididas em nove cursos entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo. O polo funcionará no prédio do Porto Aprendiz, no bairro Boqueirão.
Os nove cursos oferecidos serão divididos em três eixos. Na área da Licenciatura, a Univesp oferecerá os cursos de Letras, Pedagogia e Matemática. No âmbito do Bacharelado, contará com Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação. Voltado para o ramo de Negócios e Produção, Tecnólogo em Processos Gerenciais, em Administração e em Engenharia de Produção.
Para definir os cursos que melhor se encaixam a realidade do mercado de trabalho na cidade foi realizada uma análise das graduações oferecidas pela instituição e selecionadas as mais compatíveis. A secretaria municipal de Educação a responsável por todo processo desenvolvido com a Univesp. Durante as tratativas, representantes da pasta municipal visitaram as dependências do polo da universidade localizado em Santos para verificar o funcionamento.
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação.
Além dos seis cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) e, a partir de 2022, passa a ofertar Administração e Processos Gerenciais.
Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns. Em 2022, a universidade atingiu a marca de 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.
Comentários