Prefeitura informou que houve interpretação errada do documento enviado ao sindicato; afirmou que não foi dito que haveria falta de reajuste
Os servidores públicos de Praia Grande podem entrar em greve na sexta-feira (21), conforme publicações nas redes sociais do sindicato da categoria. A alegação seria a falta de proposta de aumento para os próximos três anos, no entanto, a prefeitura informou que houve equívoco na interpretação do documento enviado.
Em assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande, na noite de segunda-feira (17), os servidores rejeitaram a proposta da prefeitura. Em vídeo publicado no Instagram, o presidente da entidade, Adriano Pixoxó, afirmou: “Não dá para aceitar, vir com uma proposta ‘zero’ para a categoria. [...] A gente vai oficializar o prefeito, e cumprir todos os protocolos que têm que ser cumpridos para que a gente possa fazer uma greve legítima. [...] Agora chegou a hora de lutar, porque senão, nós vamos ficar quase três anos sem aumento”.
Por sua vez, a prefeitura de Praia Grande afirmou, por meio de nota, “que ainda está efetuando estudos do impacto financeiro relacionado à campanha salarial dos servidores municipais deste ano de 2025”. Por isso, destacou que é “necessário aguardar o mês de abril para que tenha um cenário mais certeiro para poder ter uma melhor definição”.
Outro ponto da nota afirma que: “A Administração Municipal ressalta que em momento nenhum informou que não haverá reajuste este ano e nem nos próximos anos. Está havendo uma interpretação errada do documento encaminhado para o Sindicato e propagada em redes sociais. A prefeitura está dedicando esforços para realizar o reajuste da categoria. Entre outros, ficou claro no documento que o último aumento foi concedido aos servidores em abril de 2024, ou seja, há menos de um ano. Considerando o que estabelece a CF no artigo 37, X, que a revisão geral anual ocorrerá na mesma data, abrangendo doze meses, fato que por si só, nos remete à definição e efetivação de valores a partir do próximo mês de abril do corrente”.
A prefeitura também informou estar em busca de “medida cabível para valorizar os servidores, seguir com o pagamento em dia dos funcionários e na prestação dos serviços nas mais diversas áreas para a população”.