REFUGIADOS EM PG

Secretário nacional de Justiça vai à Praia Grande e agradece apoio aos refugiados afegãos

O secretário reuniu-se com a prefeita Raquel Chini e também visitou a Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no bairro Solemar, onde o grupo de cerca de 150 afegãos está acolhido

Da redação
Publicado em 31/07/2023, às 10h40 - Atualizado às 11h08

FacebookTwitterWhatsApp
O secretário Augusto de Arruda Botelho Neto explicou que o acolhimento em Praia Grande será estendido por mais algumas semanas Secretário nacional de Justiça vai à Praia Grande e agradece apoio aos refugiados afegãos Secretário nacional de Justiça, Augusto - Prefeitura de Praia Grande
O secretário Augusto de Arruda Botelho Neto explicou que o acolhimento em Praia Grande será estendido por mais algumas semanas Secretário nacional de Justiça vai à Praia Grande e agradece apoio aos refugiados afegãos Secretário nacional de Justiça, Augusto - Prefeitura de Praia Grande

O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho Neto, esteve em Praia Grande na sexta-feira (28). “Eu vim agradecer pessoalmente à prefeitura de Praia Grande pelo acolhimento realizado na cidade junto aos refugiados afegãos, que foram tão bem recebidos e que estão sendo tão bem cuidados aqui”, disse Botelho durante sua visita à cidade.

O secretário se reuniu com a prefeita Raquel Chini no Paço Municipal e, na sequência, ambos foram até à Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no bairro Solemar, onde estão acolhidos os cerca de 150 refugiados afegãos.

O secretário nacional explicou que o acolhimento em Praia Grande será estendido por mais algumas semanas. “E, durante esse período, o Governo Federal montou um plano de acolhimento a longo prazo porque o fluxo de afegãos continuará. O Brasil tem uma política de vistos humanitários que permite que esse acolhimento seja feito. É um trabalho muito importante e está sendo muito bem coordenado”, explicou o secretário. 

Durante o encontro, o secretário nacional explicou ainda que, até o final de agosto, os afegãos poderão ser transferidos para o futuro Centro de Refugiados que está sendo construído pelo Governo Federal.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, explicou que desde o primeiro momento colocou a cidade à disposição para ajudar. “Inicialmente, só fiquei chateada porque esperava que o Governo Federal definisse as ações junto com o município. Mas depois tudo se ajeitou, o trabalho fluiu e Praia Grande segue realizando essa ação tão linda e humana junto aos refugiados. São histórias de vida comoventes, que vão ficar para sempre nos corações de todos”.

E, durante esse trabalho junto aos refugiados, nasceu uma pequena afegã praia-grandense. “Na quinta-feira, dia 27, nasceu no hospital Irmã Dulce a Helen, filha de uma das refugiadas acolhidas na cidade. Não consigo nem imaginar o quanto foram difíceis os primeiros meses de gravidez dela, mas tenho certeza que este último mês, aqui em Praia Grande, ela se sentiu acolhida e pôde ter um final de gestação mais tranquilo. Agora eu só não sei se a pequena é uma afegã praia-grandense, ou uma praia-grandense afegã”, brincou a prefeita. 

Os refugiados afegãos chegaram à Praia Grande em 30 de junho e, desde então, estão instalados na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, localizada no bairro Solemar. Segundo a administração municipal, foram realizados diversos serviços de saúde junto ao grupo, como aplicação de vacinas e atendimentos odontológicos, entre outros. 

Leia também: Primeiro bebê de família afegã refugiada nasce em Praia Grande

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!