CURIOSIDADES

Qual a melhor praia de Praia Grande? Depende de você

Praia Grande tem uma faixa de areia extensa, das mais movimentadas, como as praias do Forte e Boqueirão, até as mais tranquilas, como Solemar

Da redação
Publicado em 27/05/2021, às 15h39 - Atualizado em 18/01/2023, às 11h45

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Prefeitura Praia Grande
Divulgação/Prefeitura Praia Grande

O nome já diz tudo: Praia Grande! De certa forma o nome é até modesto se levarmos em consideração a extensa faixa de areia de 22,5 quilômetros lineares de praias. Mas afinal, qual a melhor praia de Praia Grande?

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Tudo depende do seu ponto de vista. Existem aqueles que procuram o sossego de um cantinho vazio pra curtir com a família e também há quem goste de uma praia mais badalada, com pessoas, serviços e até um som ambiente.

(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)

Na verdade, a resposta para a pergunta 'qual a melhor praia de Praia Grande' está com você e, para ajudar na sua escolha, trouxemos aqui uma resenha sobre cada cantinho de areia da cidade.

Antes de começar é sempre bom lembrar o que já falamos acima, são 22,5 quilômetros de areia nos quais não há uma barreira física, a divisão na verdade é feita de acordo com os bairros de Praia Grande que também batizam as praias.

(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)

O calçadão da praia traz ainda atrações para diversos gostos e idades. Para os que gostam de curtir a boa gastronomia, modernos quiosques trazem o requinte de se divertir podendo contemplar o pôr do sol. Já os amantes de conhecer um pouco mais da história de Praia Grande, podem descobrir por meio das Estátuas de Netuno (homenagem ao bairro Ocian, o primeiro bairro projetado de Praia Grande e o primeiro do Brasil, anterior até Brasília) e a de Iemanjá (Festa que conhecia antes até da emancipação de Praia Grande).   

Para as crianças, seis espaços kids (um ainda está em fase final de construção) foram criados na orla da praia a fim de que a diversão da garotada seja completa. Com temáticas diferentes, a criançada pode imergir em diversos mundos com brinquedos interativos, além das construções remeterem a fatos importantes da cidade e do mundo, como a construção em um castelo de areia que remete à Fortaleza de Itaipu (ponto turístico histórico da Cidade) e um castelo de gelo, que representa a questão da preservação ambiental. 

(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)

A orla de Praia Grande também tem outro ponto agradável aos que querem guardar uma recordação especial. Com esculturas denominadas de “Marco PG”, os turistas e moradores conseguem fazer aquela bela foto em cada uma das praias da Cidade. 

Os artesanatos feitos pelos artesãos do município também podem ser conferidos na orla de Praia Grande, no bairro Guilhermina. A Praça Portugal abriga essas verdadeiras obras de arte durante o funcionamento da Feira de Artesanato e ainda vira um espaço de convivência e recreação fora do horário desse funcionamento.

A extensa faixa de areia das praias também propicia que eventos sejam realizados de forma tranquila e agradável. Destaque para o Estação Verão Praia, que traz gratuitamente uma mistura de dança, música ao vivo e, claro, muita diversão. Na última edição, o município trouxe uma novidade: a primeira arena geek do Brasil, contando com computadores e vídeo games, que a oportunizaram de democratização ao acesso da tecnologia e entretenimento. 

(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)

O Festejo de Iemanjá também é outra festa tradicional nas areias das praias de Praia Grande. Organizado pela administração pública, o evento mais tradicional do calendário da cidade e fortemente relacionado ao turismo religioso.

Dezenas de milhares de praticantes de religião de matrizes africanas de diversos estados do país realizam suas práticas e rituais na faixa de areia da praia em conformidade com o estabelecido para o festejo. Em sua maioria os praticantes participam do festejo por meio de federações que os representam e as quais ocupam áreas específicas do perímetro que compreende o evento.

O réveillon é o momento em que o município tem o maior fluxo de pessoas ao longo dos meses, já que costuma receber mais de 1 milhão de turistas na data, que conseguem curtir com total segurança a estrutura montada pela municipalidade.

Por conta de tudo que foi exposto, Praia Grande é considerada conceito “A” no Mapa do Turismo Brasileiro e se transformou em sinônimo de qualidade de vida, tranquilidade e infraestrutura completa, se tornando a escolha de moradia para muitas famílias que querem fugir de toda a agitação da capital e de outras cidades.

Cabe ainda uma pequena explicação. São 12 praias e vamos começar falando do norte para o sul: Praia do Forte, Praia do Boqueirão, Praia do Guilhermina, Praia do Aviação, Praia do Tupi, Praia do Ocian, Praia do Mirim, Praia do Maracanã, Praia do Caiçara, Praia do Real, Praia do Flórida e Praia do Solemar.  

Confira abaixo cada uma delas:

(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)
  • Praia do Canto do Forte - A Praia do Forte é a mais próxima do município de São Vicente, conhecida por ter as menores ondas da cidade, é um local badalado e comercial, mas ótimo para um mergulho em família. Além de ser conhecida pela localização nobre, com bela vista para a mata atlântica e divisão das cidades.
  • Praias do Boqueirão, Guilhermina e Aviação - Pela proximidade entre os bairros e praias, as discrepâncias são praticamente inexistentes. São conhecidas por serem limpas e movimentadas em tempos de veraneio, com projetos de eventos e atividades para todos, além de acessíveis e de maior segurança.
()
  • Praias do Tupi e Ocian - Bairro residencial que sofreu um “boom” no mercado imobiliário, durante o verão costuma ser um dos locais mais cheios devido ao fluxo de turistas com residência no local. A orla disponibiliza quiosques e ótimas ciclovias. O bairro possui variadas pousadas e hotéis, além da feirinha de artesanato. O mar nesta parte da praia possui ondulações mais fortes.
  • Praia do Mirim - Localizada na área não vertical da cidade de Praia Grande, (longe dos prédios), é uma ótima opção para quem quer um local calmo e deserto.
(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)
  • Praia do Maracanã e Caiçara - Um pouco mais populosas e com boas opções para fotos, como a estátua de Iemanjá, na Praia do Maracanã. Além da proximidade com a prefeitura. Águas revoltas, ótima opção para surfistas.
  • Praia do Jardim Real, Flórida e Solemar - Comércio com valores elevados devido a alta qualidade de água do mar, ótima opção para apreciadores da fauna e flora local. Poucas opções de quiosques e comércios, se tornando um local menos visitado por turistas. “Tem hoje uma nova iluminação e um novo calçadão. Novas câmeras de vigilância estão espalhadas por toda a orla. Um lugar tranquilo e seguro”, comenta morador.
(Divulgação/Prefeitura Praia Grande)

Das mais movimentadas, como as praias do Forte e Boqueirão, até as mais tranquilas, como Solemar, o município é o destino turístico mais procurado no litoral paulista, sendo considerado o quarto em nível nacional. 

A proximidade com a capital paulista (72 quilômetros - cerca de uma hora de viagem) e seu constante desenvolvimento fazem com que as belezas naturais de Praia Grande fiquem ainda mais evidenciadas. Com sua orla totalmente urbanizada e uma ciclovia que percorre todas as praias da cidade, o local é um atrativo inesquecível para moradores e turistas.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!