CENSO 2022

Prefeitura de Praia Grande pede para que munícipes colaborem com o Censo 2022

Dificuldade é conseguir acesso aos moradores, especialmente em edifícios residenciais


Da redação
Publicado em 19/09/2022, às 14h12 - Atualizado às 14h41

FacebookTwitterWhatsApp

Dados são fundamentais para aplicação de políticas públicas Prefeitura de Praia Grande pede para que munícipes colaborem com o Censo 2022 Equipamento do IBGE para a coleta de dados no Censo 2022 - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Dados são fundamentais para aplicação de políticas públicas Prefeitura de Praia Grande pede para que munícipes colaborem com o Censo 2022 Equipamento do IBGE para a coleta de dados no Censo 2022 - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O Censo Demográfico 2022 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou na cidade de Praia Grande em agosto e deve seguir, pelo menos, até o mês de dezembro, podendo se estender pelo início do ano de 2023.

Segundo a prefeitura, uma das principais dificuldades por parte dos recenseadores, é ter acesso aos moradores, especialmente em edifícios residenciais.

A administração municipal reforçou  a importância dos cidadãos receberem os recenseadores e responderem às perguntas, pois o Censo é a principal fonte de informações sobre as condições de vida dos moradores, ajudando a prefeitura a direcionar corretamente os recursos para as áreas que mais necessitam de investimentos.

A prefeitura também alerta que, por segurança, os munícipes devem observar se os funcionários do IBGE estão devidamente uniformizados com: colete azul marinho, grafado com a sigla IBGE e boné de mesma cor com a identificação do Censo.

Também é fundamental checar suas credenciais pelo crachá, onde constará nome completo, número da matrícula, além de RG ou CPF e QR Code que, ao ser acessado com o celular, direcionará ao site ‘Respondendo IBGE’, onde é possível confirmar se o agente realmente está vinculado ao instituto. O endereço do portal é ‘respondendo.ibge.gov.br’. Em caso de dúvidas ou suspeitas, o munícipe pode entrar em contato com o telefone do IBGE 0800 721-8181.

Para o morador que não puder receber o recenseador quando este passar em sua residência, há a opção de responder o questionário pela internet. Mesmo assim, é necessário conversar com o funcionário do IBGE para fornecer dados básicos como nome, telefone e email. Posteriormente, o IBGE enviará para o número ou email fornecido uma senha para o morador acessar e responder. O munícipe terá oito dias para fazer a resposta.

Em Praia Grande, o trabalho do Censo é realizado por 316 recenseadores. O levantamento conta com o apoio de quatro Agentes Censitários Municipais (ACM), 31 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e três Agentes Censitários do Administrativo e de Informática (ACAI). 

A prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) também presta apoio para a realização do censo fornecendo quatro pontos de coletas: Fatec (Boqueirão), Secretaria de Assuntos Institucionais (Quietude), Terminal Tático (Mirim) e ETEC Extensão Balneário Maracanã (Maracanã). Todos os postos de coleta possuem acesso à internet banda larga e condições de segurança para o trabalho dos técnicos.

Leia também: Refugiadas da guerra do Afeganistão recuperam em Praia Grande a alegria de viver

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!