MODIFICAÇÃO

Prefeitura de Praia Grande altera local de vacinação para Pfizer pediátrica

Partir de sexta (30), a vacina da Pfizer será aplicada no Cemas aos finais de semana e feriados

Da redação
Publicado em 29/12/2022, às 19h42 - Atualizado às 19h45

FacebookTwitterWhatsApp
Conforme informações da prefeitura, a medida foi adotada devido à pouca quantidade de doses da vacina da Pfizer Pediátrica Frascos da Pfizer pediátrica Frascos transparentes com bula da Pfizer pediátrica - © Myke Sena/MS
Conforme informações da prefeitura, a medida foi adotada devido à pouca quantidade de doses da vacina da Pfizer Pediátrica Frascos da Pfizer pediátrica Frascos transparentes com bula da Pfizer pediátrica - © Myke Sena/MS

A prefeitura de Praia Grande altera, a partir desta sexta-feira (30), o local de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos que receberão a segunda dose da vacina Pfizer pediátrica. 

O atendimento ocorrerá no Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação), aos finais de semana e feriados, das 9 às 15 horas. Exceção feita ao próximo domingo (1º), em que o polo de vacinação permanecerá fechado.

As crianças desta faixa etária que iniciaram o esquema vacinal com o imunizante Coronavac ou que ainda não foram vacinadas poderão ser levadas a qualquer uma das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, ou ao Cemas nos finais de semana e feriados.

Leia também: Ubatuba amplia 4ª dose da vacina contra Covid para maiores de 18 anos

De acordo com a prefeitura, essa medida foi adotada devido à pouca quantidade de doses da vacina da Pfizer Pediátrica enviadas pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. O direcionamento para uma única unidade visa evitar o desperdício de doses e vale até a normalização do abastecimento.

Já a vacinação para os demais públicos permanece da mesma forma nas 30 Usafas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e no Cemas aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas. Apenas o público de 6 meses a 2 anos com comorbidades que for receber a vacina contra a covid-19 deverá procurar, durante a semana, uma das cinco Usafas: Boqueirão, Melvi, Noêmia, Santa Marina e Vila Sônia.

Público-alvo

A quarta dose da vacina contra a covid-19 continua disponível para as pessoas acima de 18 anos e para adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses. Já a terceira dose é oferecida a 

maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Todos devem levar o comprovante de vacinação, documento pessoal e comprovante de residência.

Está disponível também a quinta dose para imunossuprimidos acima de 18 anos que tomaram a quarta dose há mais de quatro meses. No caso dos Imunossuprimidos, é preciso apresentar laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.

A primeira dose segue sendo ofertada para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades e maiores de 3 anos. Para a vacinação deste público, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

- Documento de identidade do responsável;

- Comprovante de residência em nome do responsável;

- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);

- Caderneta de vacinação da criança;

- Cartão do SUS ou CPF da criança;

- Documento que comprove a comorbidade (se necessário);

- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: doenças Cardiovasculares, sendo: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados. Além de: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, 

Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose Hepática, HIV.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!