OPERAÇÃO VERÃO

Praia Grande terá reforço de 500 policiais militares durante Operação Verão

Ações contam ainda com apoio da Guarda Civil Municipal

Da redação
Publicado em 14/12/2022, às 14h44 - Atualizado às 15h09

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução
Reprodução

A Operação Verão 2022/2023 em Praia Grande terá um reforço de cerca de 500 policiais militares. Os policiais devem iniciar os trabalhos no dia 19 de dezembro e permanecer na cidade até depois do Carnaval (26 de fevereiro).

Recentemente, representantes das forças de segurança do Município, bem como a prefeita Raquel Chini, se reuniram no Paço Municipal para acertar alguns detalhes, como a integração entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), a exemplo do que já ocorreu nos anos anteriores.

De acordo com o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (45BPM-I), tenente-coronel Marcos Craveiro, somente do efetivo de policiamento territorial serão 420 policiais militares, sem contar o efetivo da Polícia Rodoviária, que ainda está em aberto, chegando a cerca de 500 componentes.

Além dos policiais, o Município também já está contando com o apoio de 54 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da cidade.

Todo esse reforço é fundamental durante o período em que a cidade recebe milhares de visitantes. De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, a integração entre as forças de segurança já ocorre ao longo de todo o ano e, portanto, na temporada não poderia ser diferente.

“Temos um trabalho conjunto muito eficiente e que dá resultados. Além disso, teremos o apoio de outras secretarias, como Trânsito e Urbanismo, que são de extrema importância para o êxito das ações”. A integração entre as forças de segurança e o reforço do policiamento na cidade fazem parte do plano de governo da prefeita Raquel Chini.

Ao longo da orla serão instaladas tendas que funcionarão como pontos de apoio às equipes de patrulhamento, aumentando a sensação de segurança da população.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de 370 integrantes, atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além dos 14 carros elétricos que percorrem o calçadão auxiliando as equipes de patrulhamento.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da cidade. Atualmente, mais de três mil equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones operados também pela GCM.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!