RÁPIDA AÇÃO

Praia Grande (SP): Idoso é socorrido pela GCM após passar três dias sem fazer contato com a família

Quando a equipe entrou na casa, idoso estava inconsciente

Da redação
Publicado em 26/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h01

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

Graças à rápida ação da GCM (Guarda Civil Municipal) de Praia Grande, um idoso foi socorrido inconsciente em sua residência, no Bairro Caiçara, na manhã de quarta-feira (24). A falta de notícias do pai, fez com que a filha, que mora em São Paulo, procurasse a Polícia Civil, que imediatamente acionou a Guarda.


A última vez que Verusca Batista Alves dos Santos tinha tido notícias do pai havia sido na segunda-feira (22), quando ele visualizou o whatsapp por volta das 15 horas. Ela conta que o pai trabalha viajando e tinha voltado do último serviço naquele dia, após comentar que estava com alguns sintomas de Covid-19, o que deixou a família preocupada. “Na terça-feira, eu e meus irmãos tentamos contato por telefone e não conseguíamos falar com ele. Procuramos os vizinhos, que tentaram falar com ele e também não tiveram retorno. A preocupação só aumentava”.


Na quarta-feira, ainda sem notícias, os familiares conseguiram o contato de um delegado da cidade, que se comprometeu a buscar ajuda, comunicando o ocorrido ao Cicoe (Centro de Comando e Operações Especiais) que concentra os chamados e ocorrências da GCM.


Uma equipe então foi direcionada ao endereço e diante da incerteza do que poderia ter ocorrido, novo contato foi feito com Verusca. “O delegado me pediu autorização para que a GCM entrasse na casa e assim foi feito. Foi a melhor decisão porque, quando os guardas entraram, meu pai estava caído, inconsciente. Se eles não tivessem entrado rapidamente, meu pai poderia ter morrido”.


O pai de Verusca foi socorrido à UPA Samambaia e posteriormente transferido ao Irmã Dulce, onde permanece internado na UTI com diagnóstico de Covid-19. “Só tenho a agradecer todo o atendimento que recebi em Praia Grande, desde o delegado à equipe que esteve lá e que foi tão prestativa. Entendo que o trabalho da GCM é mais do que cuidar da segurança da cidade, é também cuidar de sua população”.
Recentemente, a GCM atendeu uma ocorrência semelhante no Bairro Maracanã.


Uma mulher desmaiou em casa e seu filho, de apenas 11 anos, pediu socorro, sendo auxiliado por uma equipe da Guarda.


Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande atualmente conta com um efetivo de 400 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.

Já o Cicoe é uma ferramenta ao trabalho das equipes que estão na rua, já que na central de monitoramento é possível acompanhar as imagens registradas por mais de 2.800 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Também é na central que são concentradas as ligações com denúncias anônimas e informações que auxiliem nas ações, por meio dos telefones 199 e 153.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!