Medida visa diminuir o número de animais nas ruas e contribuir para a saúde pública
Há um mês o Vets na Rua, projeto do Departamento de Saúde Ambiental, em parceria com o Conar (Consultório na Rua) de Praia Grande, começou um trabalho de convencimento de pessoas em situação de rua sobre a importância da castração de seus animais. Desde então, seis animais já foram castrados e, após a recuperação, devolvidos aos seus tutores.
De acordo com uma das veterinárias do projeto, Maíra Freitas Rocha, a castração desses animais é uma questão de saúde pública, pois evita que eles se reproduzam indiscriminadamente e também reduz o risco de doenças. “A castração mostra-se
muito importante não só para o controle populacional, mas é essencial também na diminuição da transmissão de doenças, para reduzir o territorialismo e consequentes mordeduras, além da diminuição de atropelamentos, tumor de mama, TVT (tumor venéreo transmissível), entre outros”, explicou.
Vets na Rua - O principal o objetivo do projeto é promover a saúde tanto das pessoas quanto de seus animais. O trabalho consiste na orientação, avaliação, vermifugação, vacinação e, quando permitido, castração dos animais.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Marono, duas veterinárias e uma auxiliar da Saúde Ambiental e a equipe do Conar percorrem as ruas de Praia Grande oferecendo esse atendimento. “O Consultório na
Rua já realiza o atendimento médico dessa população, é um consultório móvel e a equipe de saúde já conta com a confiança das pessoas em situação de rua, o que facilita a ação das veterinárias”, explica.
Para a veterinária Maíra Freitas Rocha, a atuação multidisciplinar do Vets faz parte da Saúde Única, uma abordagem focada na saúde dos seres humanos, dos animais
que interagem e do ambiente que estão inseridos. “A equipe mantém um olhar abrangente para promover a saúde e prevenir doenças. A atuação do médico veterinário no Sistema Único de Saúde vai muito além da clínica médica voltada aos cães e gatos, trata-se de uma abordagem com foco na coletividade e no princípio de equidade, priorizando-se populações em situação de vulnerabilidade, visando a promoção de uma saúde integral”, destaca.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahora2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲
Conar - O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Sesap (Secretaria de Saúde Pública) de Praia Grande onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para
atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da cidade. Os pacientes são atendidos, orientados e medicados por uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares, além do motorista. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.
Como ajudar – O ideal é orientar as pessoas em situação de rua para procurarem o centro POP. O endereço é Rua Ministro Marcos Freire, nº 6,656, ao lado do PS Quietude. O telefone de contato é 3496-5054. O local funciona nos dias úteis, das 8 às 17h, no entanto a entrada dos atendidos é feita das 9 às 12h.
Praia Grande conta com um abrigo noturno no Bairro Quietude, outro abrigo no Bairro Vila Sônia e ainda o Centro POP, também no Bairro Quietude, que atende as pessoas em situação de rua e encaminha para os serviços de assistência social e saúde do município.
Ampliação – No dia 1º de janeiro de 2021, a prefeita Raquel Chini assinou uma ordem de serviço para estudos e implantação de mais dois abrigos na cidade. Um no Bairro Boqueirão, outro no Bairro Ocian.
Comentários