CERCO ELETRÔNICO

Praia Grande (SP) | Carro clonado é descoberto por meio do sistema de câmeras inteligentes

Condutor foi abordado pela Guarda Civil Municipal, no Boqueirão, e levado a delegacia da cidade

Da redação
Publicado em 14/05/2021, às 14h05 - Atualizado às 15h12

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Grande (SP) | Carro clonado é descoberto por meio do sistema de câmeras inteligentes - Divulgação/PMPG
Praia Grande (SP) | Carro clonado é descoberto por meio do sistema de câmeras inteligentes - Divulgação/PMPG

Um carro clonado foi localizado na madrugada desta sexta-feira (14) após passar por uma das câmeras do chamado “cerco eletrônico” de Praia Grande. Com o alerta, uma equipe conseguiu abordar o veículo e o condutor foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Em Praia Grande, existem mais de 164 pontos dotados deste tipo de câmera, que identifica as placas dos veículos que trafegam pela cidade.

Por volta das 3 horas da madrugada, o alarme do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) foi acionado indicando que um veículo, uma caminhonete, constava no sistema como sendo um carro clonado e havia acabado de passar por uma das câmeras de OCR (reconhecimento de caracteres), instalada no bairro Boqueirão.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Imediatamente, uma viatura foi acionada e com o auxílio dos operadores do Cicoe, por meio de outras câmeras da cidade, conseguiu acompanhar o carro até abordá-lo na rua Gennaro Sobral, no mesmo bairro. Ao checar o veículo, os guardas constataram que o chassi não era compatível com o emplacamento daquela caminhonete.

Além disso, o Cicoe apurou que havia um boletim de ocorrência registrado na cidade de Atibaia, a respeito de multas que o proprietário do veículo original recebeu de cidades por onde não havia passado. Em contato com o proprietário foi constatado inclusive que o carro dele estava na garagem.

O rapaz que conduzia a caminhonete afirmou aos guardas que havia comprado o veículo de uma terceira pessoa e que desconhecia a suposta origem ilícita do carro. Ele foi conduzido à delegacia, juntamente com a caminhonete, para que os fatos sejam apurados pela Polícia Civil.

O chamado “cerco eletrônico” tem sido um dos principais fatores na redução de mais de 60% nos índices criminais de roubo e furto de veículos.

O sistema funciona graças às câmeras de OCR, que têm uma tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia da cidade, facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados.

Praia Grande conta atualmente com quase 3 mil câmeras de monitoramento espalhados por diversos pontos da cidade, sendo que 164 são do tipo OCR.

LEIA MAIS SOBRE: PRAIA GRANDE

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!