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Praia Grande se posiciona contra novos pedágios na rodovia Padre Manoel da Nóbrega

Prefeita Raquel Chini usou as redes sociais para demonstrar sua preocupação com possíveis impactos gerados pela medida prevista pelo governo do estado

Da redação
Publicado em 17/08/2023, às 14h54 - Atualizado em 18/08/2023, às 09h00

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Impactos da concessão pelo governo do estado à iniciativa privada de trechos da rodovia Padre Manoel da Nóbrega preocupam Raquel Chini Praia Grande se posiciona contra novos pedágios na rodovia Padre Manoel da Nóbrega Trecho da rodovia Padre Manoel da Nóbr - DER
Impactos da concessão pelo governo do estado à iniciativa privada de trechos da rodovia Padre Manoel da Nóbrega preocupam Raquel Chini Praia Grande se posiciona contra novos pedágios na rodovia Padre Manoel da Nóbrega Trecho da rodovia Padre Manoel da Nóbr - DER

A prefeitura de Praia Grande divulgou em suas redes sociais nesta quinta-feira (17) que é contra a instalação de novos pedágios na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055). 

A prefeita Raquel Chini também usou suas redes sociais para manifestar a preocupação com os impactos que o Lote Litoral Paulista - que prevê a concessão por parte do governo do estado à iniciativa privada de trechos da rodovia Padre Manoel da Nóbrega e do Acesso 291/055 (a Via Expressa Sul), principais vias de acesso à Praia Grande -, podem provocar.

"Os efeitos financeiros e de circulação que isso pode trazer para nossa cidade são motivo de grande apreensão para mim. Além da questão financeira, há a possibilidade de sobrecarga nos serviços públicos, como a saúde, dependendo de onde os impactos forem mais sentidos. A transparência e clareza nas negociações entre o governo do estado e os municípios são essenciais", escreveu Raquel em suas redes.

A chefe do executivo seguiu: "Estamos empenhados e acompanhando de perto o desenvolvimento desse processo para sermos 100% transparentes com vocês, praia-grandenses".

Grupo Técnico de Mobilidade

Para discutir o assunto, o Grupo Técnico de Mobilidade (GTMob) realizou uma reunião extraordinária na Secretaria de Planejamento (Seplan) de Praia Grande, na segunda-feira (14). 

Detalhes do edital, que foi publicado no início deste mês, foram abordados pelos técnicos e o principal impacto diz respeito à implantação de dois pórticos de pedágio no perímetro urbano do município na SP-055, que vai da Curva do S cruzando outros municípios do litoral sul. 

Segundo a administração municipal, os moradores de Praia Grande seriam afetados economicamente pela cobrança de tarifa para transitar por estes trechos. Embora na Via Expressa Sul não tenha a previsão de pedágio, ela também pode ser afetada pela concessão caso ela se concretize, em especial com grandes congestionamentos.

Outro fator negativo apontado pelos técnicos está relacionado à mobilidade urbana, uma vez que o edital prevê, no trecho da Padre Manoel da Nóbrega, o fechamento parcial ou total de cinco acessos e fechamento parcial de dois retornos.

A medida sobrecarregaria a malha viária inclusive de vias internas, dificultaria o acesso aos bairros, e poderia até mesmo inviabilizar a implantação do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) em Praia Grande.

A prefeitura alega que o projeto do governo do estado desconsidera o sistema viário vigente no município e prevê a implantação de mão dupla em alguns trechos das marginais da Via Expressa Sul, as avenidas Ministro Marcos Freire e Doutor Roberto de Almeida Vinhas, sendo que por esta última passaria o BRT, não sendo compatível a instalação de duas mãos de direção.

Trechos da avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, marginal à rodovia Padre Manoel da Nóbrega também passariam a contar com mão dupla.

Impactos da concessão pelo governo do estado à iniciativa privada de trechos da rodovia Padre Manoel da Nóbrega preocupam Raquel Chini Praia Grande se posiciona contra novos pedágios na rodovia Padre Manoel da Nóbrega Trecho da rodovia Padre Manoel da Nóbr (DER)

Ainda de acordo com o GTMob, todo o sistema viário de Praia Grande foi definido pelo Plano Diretor e pelo Plano de Mobilidade municipais vigentes e considerados na elaboração do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS), desenvolvido pelo governo do estado para a região metropolitana.

Por fim, o grupo técnico observou que uma audiência pública foi marcada pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) para a próxima sexta-feira (18), porém as prefeituras das cidades afetadas pela concessão não foram consultadas previamente a respeito do projeto.

O Sistema Rodoviário do Lote Litoral Paulista compreende trechos das rodovias SP-055, SP-098, SP-088, SPA-291/055, SPA-344/055 e rodovia Evangelho Pleno, e atravessa 13 (treze) municípios do estado de São Paulo: Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá.

Leia também: Vereadores da Baixada Santista se posicionam contra possível pedágio na Padre Manoel da Nóbrega

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