Prefeita Raquel Chini usou as redes sociais para demonstrar sua preocupação com possíveis impactos gerados pela medida prevista pelo governo do estado
A prefeitura de Praia Grande divulgou em suas redes sociais nesta quinta-feira (17) que é contra a instalação de novos pedágios na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).
A prefeita Raquel Chini também usou suas redes sociais para manifestar a preocupação com os impactos que o Lote Litoral Paulista - que prevê a concessão por parte do governo do estado à iniciativa privada de trechos da rodovia Padre Manoel da Nóbrega e do Acesso 291/055 (a Via Expressa Sul), principais vias de acesso à Praia Grande -, podem provocar.
"Os efeitos financeiros e de circulação que isso pode trazer para nossa cidade são motivo de grande apreensão para mim. Além da questão financeira, há a possibilidade de sobrecarga nos serviços públicos, como a saúde, dependendo de onde os impactos forem mais sentidos. A transparência e clareza nas negociações entre o governo do estado e os municípios são essenciais", escreveu Raquel em suas redes.
A chefe do executivo seguiu: "Estamos empenhados e acompanhando de perto o desenvolvimento desse processo para sermos 100% transparentes com vocês, praia-grandenses".
Para discutir o assunto, o Grupo Técnico de Mobilidade (GTMob) realizou uma reunião extraordinária na Secretaria de Planejamento (Seplan) de Praia Grande, na segunda-feira (14).
Detalhes do edital, que foi publicado no início deste mês, foram abordados pelos técnicos e o principal impacto diz respeito à implantação de dois pórticos de pedágio no perímetro urbano do município na SP-055, que vai da Curva do S cruzando outros municípios do litoral sul.
Segundo a administração municipal, os moradores de Praia Grande seriam afetados economicamente pela cobrança de tarifa para transitar por estes trechos. Embora na Via Expressa Sul não tenha a previsão de pedágio, ela também pode ser afetada pela concessão caso ela se concretize, em especial com grandes congestionamentos.
Outro fator negativo apontado pelos técnicos está relacionado à mobilidade urbana, uma vez que o edital prevê, no trecho da Padre Manoel da Nóbrega, o fechamento parcial ou total de cinco acessos e fechamento parcial de dois retornos.
A medida sobrecarregaria a malha viária inclusive de vias internas, dificultaria o acesso aos bairros, e poderia até mesmo inviabilizar a implantação do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) em Praia Grande.
A prefeitura alega que o projeto do governo do estado desconsidera o sistema viário vigente no município e prevê a implantação de mão dupla em alguns trechos das marginais da Via Expressa Sul, as avenidas Ministro Marcos Freire e Doutor Roberto de Almeida Vinhas, sendo que por esta última passaria o BRT, não sendo compatível a instalação de duas mãos de direção.
Trechos da avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, marginal à rodovia Padre Manoel da Nóbrega também passariam a contar com mão dupla.
Ainda de acordo com o GTMob, todo o sistema viário de Praia Grande foi definido pelo Plano Diretor e pelo Plano de Mobilidade municipais vigentes e considerados na elaboração do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS), desenvolvido pelo governo do estado para a região metropolitana.
Por fim, o grupo técnico observou que uma audiência pública foi marcada pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) para a próxima sexta-feira (18), porém as prefeituras das cidades afetadas pela concessão não foram consultadas previamente a respeito do projeto.
O Sistema Rodoviário do Lote Litoral Paulista compreende trechos das rodovias SP-055, SP-098, SP-088, SPA-291/055, SPA-344/055 e rodovia Evangelho Pleno, e atravessa 13 (treze) municípios do estado de São Paulo: Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá.
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