CHUVAS NO LITORAL

Praia Grande registra em 6 dias 78% de toda chuva esperada para março

Fortes chuvas que atingem a cidade, desde a noite de terça-feira (5), danificaram casas no bairro Jardim Alice; do início do mês, até hoje, já choveu 282mm

Redação
Publicado em 06/03/2024, às 10h36 - Atualizado às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
Vários pontos da cidade enfrentaram alagamentos, na noite de terça-feira (5) - Reprodução/Instagram Praia Grande e Região
Vários pontos da cidade enfrentaram alagamentos, na noite de terça-feira (5) - Reprodução/Instagram Praia Grande e Região

A chegada de uma frente fria, nesta terça-feira (5), provocou fortes chuvas na cidade de Praia Grande. De acordo com a Defesa Civil da cidade, nas últimas 72h, o índice pluviométrico no município foi de 257mm, um volume muito acima do esperado. Desde o início de março, já choveu 282mm. Para se ter uma ideia de quanta chuva desabou sobre Praia Grande, para todo mês de março era previsto um volume de 366mm, ou seja, em apenas seis dias, já choveu 78% do esperado para o mês inteiro.

Foram registrados pontos de alagamentos por toda a cidade, na noite de terça-feira, mas os bairros mais afetados foram os localizados próximos à divisa com Mongaguá, caso do Jardim Alice, loteamento do bairro Cidade da Criança. Por lá, duas casas foram danificadas pela força das chuvas; equipes da Defesa Civil já estão trabalhando no local. Ainda chove muito forte em Praia Grande, nesta manhã de quarta-feira (6). 

Segundo a prefeitura do município, os moradores das residências atingidas no Jardim Alice conseguiram deixar os imóveis e não sofreram ferimentos; eles estão abrigados em casas de parentes e amigos. Uma força-tarefa social atua no local, nesta manhã, com equipes das Secretarias de Trânsito, de Serviços Urbanos, de Assistência Social, Saúde (com equipes do setor do Consultório na Rua), Cultura e Turismo e de Habitação, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

A administração municipal informou que avalia os estragos, para tomar medidas emergenciais e normalizar a situação o mais breve possível. Equipes da Defesa Civil estadual também estão a caminho de Praia Grande, para colaborar com as ações.

Jardim Alice PG
Trabalhos são realizados nas ruas do Jardim Alice,  na manhã desta quarta-feira (6) - Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Outros pontos da cidade

A  Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) informou que tomou ciência de alguns pontos nos quais a água causou transtornos nos bairros Vila Sônia, Anhanguera e alguns pontos da orla da praia. Na grande maioria deles, o excesso de água escoou logo depois da diminuição da chuva. As equipes municipais percorrem o trecho conhecido como Curva do S, que abrange os bairros Melvi, Samambaia, Esmeralda e Ribeirópolis, para verificar a situação local.

A Defesa Civil monitora a incidência das chuvas, os boletins emitidos pela Defesa Civil estadual e acompanha os índices pluviométricos. O órgão pede que a população entre em contato, caso note algum problema nos imóveis e outros locais, por meio dos telefones 199 e 153.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!