PROTEÇÃO AMBIENTAL

Praia Grande: pessoa é detida por invadir área de preservação permanente

Infrator foi detido no bairro Esmeralda por construir e por descartar resíduos de construção

Da redação
Publicado em 07/02/2023, às 14h43 - Atualizado às 15h01

FacebookTwitterWhatsApp
A Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação atua constantemente com várias frentes de trabalho coibindo novas invasões na cidade Praia Grande: pessoa é detida por invadir área de preservação permanente Trator derrubando barracos  - Prefeitura de Praia Grande
A Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação atua constantemente com várias frentes de trabalho coibindo novas invasões na cidade Praia Grande: pessoa é detida por invadir área de preservação permanente Trator derrubando barracos - Prefeitura de Praia Grande

Durante patrulhamento realizado no último fim de semana pela Guarda Ambiental de Praia Grande, que faz parte da Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação, a equipe flagrou construções irregulares. Ao todo, quatro barracos foram construídos. Em um deles, no bairro Esmeralda (em área de preservação permanente), o infrator foi detido pelo dano de descarte de resíduos da construção civil e pela construção (invasão) em si.

Os outros três barracos estão localizados no bairro Ribeirópolis, onde algumas famílias já possuem cadastro social em área de congelamento definidas pela Lei Municipal 2033/2021, que não permite novas construções e, caso ocorra, são imediatamente demolidas.

De acordo com a administração municipal, a Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação atua constantemente com várias frentes de trabalho coibindo novas invasões, contando com a Guarda Ambiental e sua tecnologia de monitoramento e mapeamento aéreo com drones, além de imagens de satélite.

Ainda segundo a prefeitura, conter novas ocupações irregulares é uma das metas de governo da prefeita Raquel Chini, uma vez que os reflexos das invasões são negativos do ponto de vista social e ambiental.

Para o inspetor do Setor de Proteção Ambiental da GCM, Fábio Marques, a manutenção dos ecossistemas é fundamental para garantir o equilíbrio ecológico. “E não toleramos oportunistas que promovam, além do dano às áreas protegidas, o furto do abastecimento de água e energia, comprometendo toda uma estrutura desenvolvida para garantir o bem-estar da população", afirmou.

Leia também: Construção de 18 banheiros públicos na orla de Praia Grande começa em abril

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!