MELHORIA PÚBLICA

Praia Grande implanta intérpretes de Libras em unidades públicas

A comunidade deficiente auditiva terá acesso por meio de plataforma digital em tempo real; serviço deve ter início já nas próximas semanas

Redação
Publicado em 17/01/2024, às 16h21 - Atualizado às 16h27

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Capacitação dos intérpretes cadastrados no projeto, para facilitar atendimento público - Divulgação PMPG
Capacitação dos intérpretes cadastrados no projeto, para facilitar atendimento público - Divulgação PMPG

A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, está em fase de implantação de uma plataforma digital com intérpretes de libras (língua brasileira de sinais) em tempo real, para atender a comunidade deficiente auditiva praiagrandense. O serviço deve estar disponível em todas as unidades públicas da cidade nas próximas semanas.

Os servidores da prefeitura e a prefeita da cidade, Raquel Chini, participaram de uma capacitação sobre o sistema, na terça-feira (16). Eles receberam orientações sobre a plataforma e dicas dos principais sinais utilizados no atendimento da pessoa surda. A prefeita destacou a importância da iniciativa, para a acessibilidade e a inclusão desta comunidade específica. "Estamos garantindo que todos os munícipes tenham acesso aos serviços públicos, independentemente de sua deficiência", disse.

Durante o atendimento, o funcionário municipal acessará o sistema por meio de um QR Code ou do site da plataforma. Ele será encaminhado a uma fila on-line, à espera de um dos intérpretes cadastrados, que realizará a tradução em tempo real por meio de videochamada.

Segundo informou a prefeitura de Praia Grande, o processo passou por uma licitação, para a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de intermediação de libras, por meio de plataforma digital. A empresa vencedora da licitação foi a Gestalk Conecta, que já realizou o treinamento dos primeiros intérpretes no auditório Roberto Marinho, no bairro Mirim.

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