Detalhes da Operação foram debatidos nesta segunda-feira (7)
Praia Grande contará com reforço de aproximadamente 500 policiais militares durante a Operação Verão, nesta temporada 2022/2023.
O desenvolvimento e detalhes da Operação Verão foram debatidos com representantes das forças de segurança da cidade durante reunião realizada nesta segunda-feira (7), no Paço Municipal. O esquema especial de trabalho terá início na segunda quinzena de dezembro e se estenderá até o final do carnaval.
Praia Grande é um dos destinos turísticos mais procurados em todo o Brasil na alta temporada de verão, por isso, o reforço na segurança nesta época do ano é medida importante, segundo a prefeitura do município.
De acordo com o Ministério do Turismo, a cidade é a 4ª em todo o país e a 2ª no estado de São Paulo que mais recebe visitantes. Na virada do ano, a cidade chega a receber até 1,5 milhão de pessoas. Além desta época do ano, estima-se que por final de semana cerca de 300 mil pessoas visitem Praia Grande.
A prefeita Raquel Chini participou da reunião e destacou que o reforço no efetivo será fator importante para que os moradores e turistas possam curtir todas as atrações praiagrandenses com ainda mais tranquilidade. “Praia Grande trata a Segurança como prioridade. São diversas ações realizadas, com destaque para a estrutura da Guarda Civil Municipal, com cerca de 400 integrantes, as mais de 3 mil câmeras de monitoramento e os modernos softwares como o de reconhecimento facial. Esta parceria que resulta na Operação Verão é motivo de orgulho para o município, que fica responsável por oferecer hospedagem e alimentação para esses policiais que virão na temporada”, disse.
Raquel Chini ressaltou também o trabalho integrado que é desenvolvido em Praia Grande entre a Administração Municipal e as forças de segurança, seja a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros ou Guarda-Vidas. “Essas parcerias fazem com que consigamos executar um trabalho efetivo e que vem dando resultados positivos na área da Segurança na cidade. A queda de índices criminais comprova isso”.
O investimento constante de Praia Grande na Segurança foi outro ponto comentado pela prefeita na reunião. Na última semana, a Administração Municipal entregou 18 novos veículos, incluindo um Auto Bomba Tanque e uma Unidade de Resgate. Os veículos serão utilizados pelo Corpo de Bombeiros, Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e Guarda Civil Municipal. Deste total, os 14 carros elétricos para a GCM já estão em funcionamento no patrulhamento da orla.
O tenente coronel da Polícia Militar comandante do 45º BPMI, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, explicou que os policiais que atuarão na Operação Verão terão à disposição equipamentos como motos e quadriciclos. “Tenho certeza que a Operação Verão será um sucesso como as edições anteriores. A prefeitura de Praia Grande é diferenciada. O apoio é extremo. Todas nossas solicitações relacionadas a estrutura são atendidas prontamente. Isso faz com que nosso efetivo consiga desenvolver seu trabalho para dar segurança adequada aos munícipes e turistas”.
Ficou definido ainda que a Polícia Militar contará com tendas ao longo da orla da cidade como pontos de apoio às equipes da corporação. A medida resultará no aumento da sensação de segurança da população. Drones também deverão ser usados para auxiliar no patrulhamento por terra.
“Da parte da Polícia Civil já estamos trabalhando com o reforço de
finais de semana. As férias e licenças do efetivo para este período de temporada foram cancelados. Assim, teremos o efetivo total para dar o melhor atendimento possível para a população”, comentou o delegado seccional de Praia Grande, Flávio Ruiz Gastaldi.
Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de cerca de 400 integrantes, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), e Grupamento de Trânsito (Gtran).
As praias também receberão atenção especial com guarda-vidas
temporários aprovados em processo seletivo realizado pela prefeitura e contratados pelo estado. Estes serão somados ao efetivo fixo da cidade e estarão atentos aos banhistas.
Leia também: Praia Grande: mundo de Star Wars invade decoração de Natal do Litoral Plaza Shopping
Comentários