Cidade que já fez parte de São Vicente, atualmente só cresce. Nesta quinta-feira (19), um dos destaques das comemorações é a inauguração do novo Pronto-Socorro Central
Hoje vai ser uma festa! Praia Grande comemora 56 anos de emancipação político-administrativa e de muita história. E para marcar a data serão realizadas homenagens a personalidades da cidade; haverá a tradicional Caminhada dos Emancipadores, a inauguração do novo Pronto-Socorro Central e shows musicais.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
E a festa não acaba nesta quinta-feira (19), não! A programação completa do aniversário segue até fevereiro, com diversas entregas e eventos públicos.
Nesta quinta, às 7h30, será realizada solenidade contendo homenagens a personalidades de Praia Grande que contribuíram ao longo do último ano no desenvolvimento da cidade. O evento vai acontecer na Praça dos Emancipadores (esquina da avenida Presidente Costa e Silva com rua Acre, no bairro Boqueirão).
Na sequência, será realizada a 5ª edição da Caminhada dos Emancipadores, que tem sua concentração marcada para acontecer às 8h30, na Arena do Estação Verão Praia, no bairro Canto do Forte. Com percurso de aproximadamente dois quilômetros pela faixa de areia até o bairro Guilhermina, o evento deve reunir mais de três mil pessoas. Durante o evento será realizada também exposição de veículos antigos, além de apresentação das equipes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).
Um dos principais destaques da programação de aniversário será a entrega oficial do novo Pronto-Socorro Central. A inauguração também está agendada para esta quinta, às 18 horas, e deve contar com a presença de diversas autoridades na área, deputados estaduais e federais, além da possível presença do ex-presidente da República, Michel Temer.
Com instalações mais amplas e modernas, o novo PS proporcionará um atendimento de urgência e emergência mais ágil e humanizado à população.
Para finalizar o dia de aniversário, o Kartódromo Municipal recebe muita música boa com Dennis DJ e Matuê dentro da programação do Estação Verão Show. O kartódromo fica ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos.
“A cidade continua crescendo, sempre aliando o desenvolvimento com o bem-estar da população. Atualmente, já contamos com mais de 60% das metas de governo cumpridas, o que mostra que a prefeitura segue trabalhando com dedicação e comprometimento com a população”, disse a prefeita Raquel Chini, frisando que Praia Grande tem muito a comemorar neste aniversário.
Apesar de Praia Grande estar completando 56 anos de emancipação, sua história remete ao século XVI, no início da colonização do Brasil. As terras que hoje fazem parte da cidade pertenciam a São Vicente e seguiu assim até 1967, quando ocorreu sua emancipação. Antes disso, todas as necessidades da população dependiam de São Vicente, que nem sempre entendia e atendia seus anseios.
Entre os problemas enfrentados pela população estavam a falta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz e vias de acesso. Apesar do plebiscito para a decisão pela emancipação ter acontecido em 1963, só em 19 de janeiro de 1967 é que a escolha da população foi consumada, pois São Vicente resistiu muito. Não à toa: a emancipação significou a perda de 24 quilômetros de praias.
Nós, em pleno século XXI, temos o hábito de ir à praia como algo super natural e arraigado em nossa cultura. Mas nem sempre foi assim. Foi só no decorrer do século XX que essa prática turística se consolidou. E a partir da década de 60 Praia Grande começou a receber os chamados “turistas de um dia”, algo que perdurou fortemente ainda pelas duas décadas seguintes.
Só que a cidade não dispunha de estrutura para receber tanta gente assim. O turismo desordenado e até predatório deixava sua marca principalmente nas praias, com poluição na areia e no mar. Isso fez com que Praia Grande ganhasse uma má fama, quase um sinônimo de “farofa à beira mar”.
O jogo começou a virar no início da década de 90. A urbanização da orla com a construção do calçadão e da ciclovia proporcionaram inclusive um “boom” imobiliário e atraiu, ao longo dos anos, diversos empreendimentos comerciais, com destaque para o Litoral Plaza Shopping. Mais recentemente, com o Programa Onda Limpa, a balneabilidade das praias melhorou bastante também.
Atualmente Praia Grande não para de crescer. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população estimada da cidade é de mais de 336 mil habitantes. Quando os dados do novo Censo forem finalizados, talvez haja até a possibilidade de que ela tome de São Vicente o título de segunda cidade mais populosa da Região Metropolitana da Baixada Santista. De acordo com a prefeitura, ela é atualmente o destino mais procurado pelos turistas no estado de São Paulo e o quarto no Brasil.
Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias
Ao todo, Praia Grande possui 12 praias: Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Solemar.
Ah, sabia que Praia Grande tem até hino? Confira:
O Portal Costa Norte presta uma homenagem a esta importante cidade do litoral paulista e aos seus moradores e turistas que sempre nos prestigiam com seu interesse e carinho. Parabéns, Praia Grande!
Leia também: Praia Grande: confira tudo sobre a cidade mais badalada do litoral de SP
Comentários