MÊS DA MULHER

Praia Grande: atendimento em saúde ao público feminino é ampliado no mês da mulher

No dia 25 de março acontece o "Dia D" para coleta de preventivo, encaminhamento de mamografias e demais atendimentos

Da redação
Publicado em 01/03/2023, às 15h02 - Atualizado às 15h15

FacebookTwitterWhatsApp
Haverá a ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos (Papanicolau) nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade no mês de março Praia Grande: atendimento em saúde ao público feminino é ampliado no mês da mulher Interior de uma das Usa - Prefeitura de Praia Grande
Haverá a ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos (Papanicolau) nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade no mês de março Praia Grande: atendimento em saúde ao público feminino é ampliado no mês da mulher Interior de uma das Usa - Prefeitura de Praia Grande

Durante todo o mês de março, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande intensificará o atendimento ao público feminino, com a ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos (Papanicolau) nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do município, além do encaminhamento para a realização de exames de mamografia na rede credenciada. Essas e outras ações de promoção da saúde serão desenvolvidas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8.

O exame preventivo é realizado para a detecção precoce de problemas que podem levar ao câncer de colo de útero. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer uterino é o mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher da Sesap, todas as mulheres que têm vida sexual ativa e já fizeram o exame há mais de um ano podem realizar o preventivo. “Mas é importante salientar que as mulheres com faixa etária entre 25 a 64 anos devem realizar o exame de forma rotineira, pois, é nesse intervalo de idade que os problemas relacionados ao colo do útero podem ocorrer com maior frequência”, ressalta.

Outro exame importante de acompanhamento para as mulheres é a mamografia. Dependendo da avaliação da equipe de saúde da família, poderá ser recomendada a realização de mamografia para as mulheres entre 50 e 69 anos, seguindo os critérios de indicação por faixa etária determinados pelo INCA.

Outra ação que será intensificada nas Usafas neste período é a organização de palestras de orientação sobre saúde da mulher, planejamento familiar e outros temas na sala de espera das unidades. Enquanto a paciente aguarda algum atendimento, um profissional técnico fornecerá diversas informações sobre promoção da saúde, além de convidar as mulheres para colher o preventivo.

Dia D 

No dia 25 de março, um sábado, as 30 Usafas estarão abertas, das 9 às 16 horas, para um “Dia D” de coleta de preventivo, encaminhamento de mamografias, além de atendimentos individuais, trabalhos de grupo de orientação sobre saúde da mulher, planejamento familiar, saúde bucal. Haverá também ações referentes ao Bolsa Família (pesagem de beneficiários) e atualização de cadastro dos usuários das unidades de saúde.

Documentos 

Para o atendimento, a pessoa deverá procurar a Usafa na qual está cadastrada e levar um documento com foto, cartão SUS e cartão do posto. Para a realização do preventivo na unidade, a mulher não deve estar menstruada, não deve ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame e evitar uso de cremes e duchas vaginais pelo mesmo período.

Leia também: Prefeita de Praia Grande faz visita de madrugada ao PS Central: "Não gostei"

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!