Cidade tem apenas quatro praias com bandeira verde; Santos é o destaque positivo, com todas as praias próprias para banho, junto com Bertioga
Esther Zancan
Publicado em 21/12/2023, às 15h20 - Atualizado às 15h32
A balneabilidade na cidade de Praia Grande, litoral de SP, segue por mais uma semana com motivos de preocupação para moradores e turistas. De acordo com o boletim semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado nessa quinta-feira (21), o município continua com oito de suas 12 praias com bandeira vermelha, ou seja, impróprias para banho. A cidade é a que tem mais praias impróprias em todo o litoral de São Paulo nesta semana. Apenas as praias do Canto do Forte, Guilhermina, Aviação e Ocian estão com bandeira verde (próprias para banho). Boqueirão, Vila Tupi, Vila Mirim, Balneário Maracanã, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Jardim Solemar seguem com bandeira vermelha.
Segundo a Cetesb, a classificação de uma praia como imprópria indica um comprometimento na qualidade sanitária das águas, o que gera aumento no risco de contaminação do banhista, ou seja, desaconselhável a sua utilização para o banho. Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria imprópria, quando ocorrerem circunstâncias que desaconselham a recreação, tais como a presença de óleo provocada por derramamento acidental de petróleo; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças de veiculação hídrica.
São Vicente é outra cidade da Baixada Santista que não está com suas praias nas melhores condições. Apenas as praias do Itararé (Posto 2) e da Ilha Porchat apresentam bandeira verde. As praias da Divisa, Milionários, Gonzaguinha e Prainha estão impróprias.
Já a orla de Santos está bonita na foto! Todas as praias da cidade ostentam bandeira verde, no boletim dessa semana da Cetesb. O banho de mar nas praias da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino está liberado!
Confira agora a balneabilidade nas demais cidades da Baixada Santista:
A Cetesb recomenda evitar o banho em água do mar classificada como imprópria. Também não é recomendável fazê-lo após chuvas muito intensas e em canais, córregos e rios, que deságuam no mar. Evite ainda a ingestão de água do mar. Ainda de acordo com a Cetesb, crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais propensas a desenvolver doenças ou infecções após nadarem em águas contaminadas. A doença mais comum associada à água do mar poluída é a gastroenterite. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.