É CULPA DO VULCÃO!

Pôr-do-sol magnífico pinta o céu de "fogo" em Praia Grande

Cinzas do vulcão que entrou em erupção em Tonga são as “culpadas” por tamanha beleza

Esther Zancan
Publicado em 01/02/2022, às 09h11 - Atualizado às 10h16

FacebookTwitterWhatsApp
Espetáculo do crepúsculo avermelhado visto do alto Pôr-do-sol magnífico pinta o céu de fogo em Praia Grande Céu avermelhado no pôr-do-sol de Praia Grande em 31 de janeiro - Reprodução/PGON
Espetáculo do crepúsculo avermelhado visto do alto Pôr-do-sol magnífico pinta o céu de fogo em Praia Grande Céu avermelhado no pôr-do-sol de Praia Grande em 31 de janeiro - Reprodução/PGON

Depois de um fim de semana e segunda-feira chuvosos, moradores e turistas de Praia Grande foram brindados com um espetáculo da natureza no fim da tarde do último dia do mês de janeiro.

O pôr-do-sol tingiu os céus da cidade com magníficos tons de laranja e cor-de-rosa. Parecia que estava pegando fogo!

Espetáculo do crepúsculo avermelhado visto do alto Pôr-do-sol magnífico pinta o céu de fogo em Praia Grande Céu avermelhado no pôr-do-sol de Praia Grande em 31 de janeiro (Reprodução/PGON)

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias2 📲

Vulcão em Tonga

Esse fenômeno na hora do pôr-do-sol vem sendo registrado em diversas cidades do Brasil nos últimos dias. O “culpado” por tamanho beleza tem um nome difícil: Hunga Tonga-Hunga Haʻapai. 

Ele é o vulcão submarino que entrou em erupção no último dia 15 de janeiro próximo à ilha de Tonga, no Pacífico Sul.

Além de causar um tsunami que devastou Tonga e causou estragos em outras ilhas próximas, como Samoa Americana e Ilhas Fiji, suas cinzas são as responsáveis por esses tons incomuns nos céus, na aurora e no crepúsculo. 

As cinzas do vulcão alcançaram a estratosfera e deram a volta no globo terrestre, chegando até o Brasil, distante quase 13 mil km de Tonga.

O fenômeno acontece porque as partículas que a nuvem de cinzas expelida pelo vulcão possui refletem a luz do sol no momento em que ele está na altura do horizonte, provocando os tons avermelhados.

Segundo o Instituto Climatempo, o lindo fenômeno poderá ser observado durante várias semanas ainda.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!