CRIMINALIDADE

Polícia apreende diversas ferramentas falsas no litoral de SP

Foram apreendidos ainda diversos adesivos com o logotipo das marcas Bosch, Dewalt e Makita, que seriam fixadas nas caixas; três homens foram indiciados pelo crime contra registro de marca industrial

Redação
Publicado em 03/03/2023, às 11h04 - Atualizado às 11h33

FacebookTwitterWhatsApp
Polícia apreendeu ferramentas falsificadas e diversos adesivos das marcas Apreenção em Praia Grade - Divulgação Polícia Civil
Polícia apreendeu ferramentas falsificadas e diversos adesivos das marcas Apreenção em Praia Grade - Divulgação Polícia Civil

Três homens foram detidos na quarta-feira (01) por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande, litoral de São Paulo, após serem flagrados com diversas ferramentas, aparentemente falsas.

Segundo a Polícia Civil, a investigação concluiu que indivíduos estariam transitando na cidade em três veículos, um Honda/Civic, GM/Onix e Toyota/Yaris, carregados com as mercadorias de origem ilícita.

Durante as investigações de campo, os policiais acionaram o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Guarda Civil Municipal para localização dos automóveis no sistema de monitoramento por câmeras.

Com o alerta emitido pelo Cicoe, os dois primeiros veículos foram interceptados por policiais militares rodoviários, na avenida Pedro Taques, no Jardim Trevo. Os investigadores foram acionados ao local e encontraram nos veículos diversas caixas com ferramentas (furadeira e martelete) estampadas com as marcas Bosch e Makita.

No Honda/Civic, foram localizadas dez caixas de ferramentas. O condutor, um homem de 29 anos, disse aos investigadores que comprava as mercadorias no Brás (SP) e as revendia no litoral sem as respectivas notas fiscais. No veículo GM/Onix, conduzido por um homem de 35 anos, foram encontradas mais 11 caixas de ferramentas.

Já o terceiro veículo foi encontrado em um imóvel na avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Aviação. No local foram encontradas mais ferramentas, bem como diversos adesivos com o logotipo das marcas Bosch, Dewalt e Makita, que seriam fixadas nas caixas, com o intuito de demonstrar originalidade e serem vendidas na região.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a ação dos suspeitos caracteriza infração penal contra o registro de marca, de modo a reproduzi-las ou imitá-las em parte. Os indivíduos foram indiciados pelo crime previsto no artigo 190 da Lei 9.279/1996: crime contra registro de marca industrial.

Toda a mercadoria foi apreendida e encaminhada à perícia criminal. As empresas detentoras dos direitos da marca serão notificadas sobre a ocorrência.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!