RESGATE ANIMAL

Pinguim debilitado é resgatado na orla de Praia Grande

Pinguim-de-Magalhães apareceu na praia da Vila Tupi; veja o que fazer caso encontre um deles

Da redação
Publicado em 14/07/2023, às 12h47 - Atualizado às 12h58

FacebookTwitterWhatsApp
Jamais coloque um pinguim em geladeira ou freezer. Isso pode matá-lo! Pinguim debilitado é encontrado na orla de Praia Grande Pinguim em praia de Praia Grande - Reprodução/Viver em Santos e Região
Jamais coloque um pinguim em geladeira ou freezer. Isso pode matá-lo! Pinguim debilitado é encontrado na orla de Praia Grande Pinguim em praia de Praia Grande - Reprodução/Viver em Santos e Região

Um pinguim-de Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado na praia da Vila Tupi, em Praia Grande , na manhã de quinta-feira (13), em meio aos ventos provocados pelo ciclone extratropical.

O pinguim estava debilitado, mas logo foi resgatado por uma equipe do Instituto Biopesca e levado para uma unidade de estabilização. Veja:

Mas você sabe como agir caso se depare com um pinguim na praia? Bem, nesta época do ano não é nenhuma raridade encontrar um pinguim no litoral paulista, pois eles migram da região da Patagônia em busca de águas mais quentes e, por mais que seja inverno no Brasil, pode ter certeza que as águas brasileiras são bem mais quentes que as da casinha do pinguim.

Caso encontre um deles em alguma praia, as dicas são:

- Faça silêncio;

- Improvise uma sombra;

- Mantenha as pessoas afastadas;

- Busque apoio de algum dos órgãos responsáveis pelo monitoramento das praias.

Jamais devolva o pinguim para a água. Não se deve tocar ou alimentar o animal também. Também nada de gritar e nem de usar flashes. E nem pense em colocar a ave em geladeira ou freezer, combinado?

Entre Peruíbe e Praia Grande é o Instituto Biopesca o responsável pelo monitoramento das praias. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Leia também: Guarás-vermelhos escolhem Praia Grande como novo lar

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!