CULPADO OU VÍTIMA

Pastor de Praia Grande é mais uma vítima do 'golpe da novinha'

Esposa do pastor também foi vítima dos bandidos. Neste tipo de crime, criminosos entram em contato com as vítimas, enviam materiais comprometedores para, em seguida extorqui-las. Sem culpa alguma mas, com medo da exposição, as vítimas acabam cedendo.


Da redação
Publicado em 11/11/2021, às 15h43 - Atualizado em 09/01/2023, às 15h02

FacebookTwitterWhatsApp

Pastor é ameaçado por suposto delegado e desconhecido liga para a esposa expondo o caso - Imagem Ilustrativa por Pixabay
Pastor é ameaçado por suposto delegado e desconhecido liga para a esposa expondo o caso - Imagem Ilustrativa por Pixabay

Um pastor de Praia Grande, foi injustamente acusado de pedofilia e acabou como vítima de um esquema de extorsão popularmente conhecido como 'golpe da novinha' ou, sexstortion. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia nesta quarta-feira (10) e chocou até a esposa do religioso, que também foi vítima de ameaças dos criminosos.

De acordo com o relato do pastor, os golpistas, usando um perfil provavelmente falso de uma jovem garota, enviaram uma mensagem via Messenger, no Facebook, na qual puxavam assuntos sobre o dia a dia. No entanto, logo após encerrar o assunto, a jovem enviou uma foto envolta em uma toalha de banho.

O religioso, acompanhado de sua esposa, contou para as autoridades que descontinuou o assunto, e que nunca deu abertura para tal situação.

Dias após a foto ‘repentina’, um criminoso ligou para o pastor alegando ser um delegado de polícia do estado do Rio Grande do Sul, dizendo que:

"Havia recebido um caso envolvendo uma menor de idade, que havia conversado com a vítima pelo aplicativo Messenger, e que a garota estava com seus familiares na Delegacia, todos muito nervosos”.

O suposto delegado que, na verdade era um criminoso, exigiu uma quantia de R$ 15 mil reais, que seria utilizada na internação da garota, por ela 'estar muito abalada' com a situação, precisando ser internada para tratamento médico.

Não bastasse a quantia exigida pelo suspeito, a esposa do homem também foi vítima da extorção através de uma ligação telefônica e ela detalha:

“Dizia ser pai da garota, exigindo a quantia de mais R$ 2.000,00, dizendo que, caso não recebesse o dinheiro, faria uma exposição completa da vítima”.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Praia Grande como extorsão e segue segue em investigação. 

Golpe da Novinha ou Sextortion

Conhecido no exterior como  o sextortion, do inglês, extorsão sexual, é caracterizado por troca de valores financeiros, veladas por ameaças de expor fotos e informações intimas das vítimas.

Um levantamento da empresa Kaspersky revela que o Brasil teve um aumento de 23% nos casos de cibercrimes nos primeiros oito meses de 2021 em comparação ao mesmo período no ano anterior.

Produzimos um conteúdo completo com dicas de como não ser mais uma vítima desta modalidade criminosa.

A extorsão sexual é um tipo de exploração sexual em que alguém ameaça revelar informações embaraçosas ou sensíveis sobre outra pessoa a menos que essa pessoa realize algum tipo de ato sexual.

Também pode se referir ao ato de ameaçar distribuir fotos ou vídeos íntimos de alguém sem o seu consentimento para obter algum tipo de benefício ou vantagem.

A extorsão sexual é um crime grave e pode ter consequências emocionais e psicológicas graves para a vítima. Se você é vítima de extorsão sexual, é importante lembrar que não está sozinho e que há recursos disponíveis para ajudá-lo. Você deve procurar um amigo de confiança, parente ou profissional para obter suporte e considerar falar com as autoridades policiais.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!