REFORÇO NA SEGURANÇA

Operação Verão 2022/2023 tem início em Praia Grande

Ações da Operação Verão contam ainda com apoio da Guarda Civil Municipal

Da redação
Publicado em 19/12/2022, às 21h10 - Atualizado às 21h20

FacebookTwitterWhatsApp
Conforme informações da prefeitura, a Operação Verão está prevista para ocorrer até depois do Carnaval (26 de fevereiro) Operação Verão em PG Profissionais de pé uniformizados - Divulgação
Conforme informações da prefeitura, a Operação Verão está prevista para ocorrer até depois do Carnaval (26 de fevereiro) Operação Verão em PG Profissionais de pé uniformizados - Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (19), em Praia Grande, a Operação Verão 2022/2023.  Os cerca de 500 policiais militares que reforçarão a segurança na cidade chegaram ao longo do dia e na parte da tarde foram recepcionados em uma das colônias de férias onde ficarão alojados durante a temporada, no Bairro Mirim.

Leia também: GCM de Santos terá todo seu efetivo no reforço à Operação Verão

A Operação Verão está prevista para ocorrer até depois do Carnaval (26 de fevereiro). Na ocasião, foram passadas aos policiais algumas informações sobre a cidade, já que o reforço vem de outras cidades do Estado, principalmente do interior, além de instruções mais operacionais.

A prefeita Raquel Chini e o secretário de Assuntos de Segurança, Maurício Vieira Izumi, estiveram na apresentação para dar as boas-vindas aos policiais. “Sem vocês nossos verões seriam muito mais difíceis. Essa é uma parceria muito importante e que demonstra que a integração entre as forças de segurança é fundamental”, afirmou a prefeita, aproveitando para desejar uma temporada tranquila aos policiais.

De acordo com o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (45BPM-I), tenente-coronel Emerson Sobral, somente do efetivo de policiamento territorial serão 420 policiais militares, sem contar o efetivo da Polícia Rodoviária, que ainda está em aberto, e Bombeiros, chegando a cerca de 500 componentes.

Ao longo da orla serão instaladas tendas que funcionarão como pontos de apoio às equipes de segurança, aumentando a sensação de segurança da população.

Além dos policiais, o município também já está contando com o apoio de 54 guarda-vidas temporários contratados pela prefeitura e pelo governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da cidade.

Reforço na segurança

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de 370 integrantes, atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além dos 14 carros elétricos que percorrem o calçadão auxiliando as equipes de patrulhamento.

Atualmente, mais de 3 mil câmeras de monitoramento compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones operados também pela GCM.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!