MUITA CALMA NESSA HORA

Mulher reage a assalto e imobiliza assaltante em Praia Grande; especialista condena atitude

Com ajuda de populares, moradora do bairro Nova Mirim conseguiu conter assaltante que, por sorte, não estava armado

Da redação
Publicado em 29/10/2021, às 20h32 - Atualizado às 20h49

FacebookTwitterWhatsApp
Tentativa de assalto aconteceu na Rua Vinte e Seis de Janeiro, no bairro Nova Mirim, em Praia Grande Mulher reage assalto e imobiliza assaltante em Praia Grande; especialista condena atitude Trecho da rua Vinte e Seis de Janeiro, em Praia Grande - Divulgação/Google Maps
Tentativa de assalto aconteceu na Rua Vinte e Seis de Janeiro, no bairro Nova Mirim, em Praia Grande Mulher reage assalto e imobiliza assaltante em Praia Grande; especialista condena atitude Trecho da rua Vinte e Seis de Janeiro, em Praia Grande - Divulgação/Google Maps

Uma mulher de 31 anos, moradora de Praia Grande, no litoral paulista, conseguiu deter um criminoso que tentou assaltá-la nesta quinta-feira (28). Com a ajuda de populares, que passavam pelo local no momento da ação, ela imobilizou o assaltante.

A tentativa de assalto aconteceu no bairro Nova Mirim. Assim que avistou a vítima, o indivíduo desceu de um veículo e, simulando estar armado, anunciou o assalto. O homem exigiu que ela entregasse o aparelho celular.

Não acreditando que o criminoso estivesse armado, a mulher reagiu ao assalto, segurando o criminoso pelo braço. No mesmo momento, pediu ajuda a pessoas que passavam por perto, sendo prontamente atendida. Os populares ajudaram a deter o homem que, por sorte, não estava armado. O comparsa, a bordo do veículo, fugiu em seguida. A polícia chegou ao local e efetuou a prisão do criminoso, que foi encaminhado à delegacia.

Especialista em segurança aconselha a não reagir

Na avaliação do especialista em segurança pública e privada, Leonardo Sant’Anna, é fundamental manter a calma em um possível assalto. “Infelizmente, o cidadão está muito vulnerável nessas situações. Reagir nunca é uma boa alternativa, já que a vítima pode colocar a própria vida em risco. É preciso ser racional e ir até a polícia para denunciar os bandidos”, afirma.

O especialista alerta para o risco do 'achismo', uma vez que há diversos registros de mortes durante reações a assaltos. “Um criminoso sempre está disposto a machucar. É importante preservar a integridade física primeiro e depois pensar nas providências a tomar. Nunca suponha que o assaltante pode não estar armado, pois essas suposições podem ter efeito contrário e consequências terríveis”, concluiu Sant’Anna.

Dicas para evitar assalto e o que fazer caso seja vítima

- Evite andar com fones de ouvido (ou com volume alto), pois você pode não perceber a aproximação do criminoso;

- Procure não andar sozinho, especialmente à noite, e em locais de pouco movimento;

- Caso seja vítima de um assalto, mantenha a calma e não reaja;

- Não tente reter os objetos durante a ação do criminoso;

- Procure a Polícia imediatamente e faça um Boletim de Ocorrência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!