PRAIA GRANDE

Lixo é recolhido da rua e em menos de 24h local fica sujo novamente

PG recolhe 15 toneladas de lixo de ponto irregular de descarte e 24h depois local está novamente sujo

Da redação
Publicado em 08/07/2022, às 12h15 - Atualizado às 15h18

FacebookTwitterWhatsApp
PG recolhe 15 toneladas de lixo de ponto irregular de descarte e 24h depois local está novamente sujo - Imagem Ilustrativa por - Nathan Copley por Pixabay
PG recolhe 15 toneladas de lixo de ponto irregular de descarte e 24h depois local está novamente sujo - Imagem Ilustrativa por - Nathan Copley por Pixabay

O trabalho de limpeza e manutenção de vias e áreas públicas de Praia Grande desenvolvido diariamente pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) precisa contar diretamente com o apoio da população.

Uma vez que não é incomum o trabalho ser executado e, pouco tempo depois, quando as equipes retornam ao local a população já ter voltado a descartar materiais irregularmente no trecho.

Um exemplo desta falta de cidadania foi registrado pela Sesurb nesta sexta-feira (8), na Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Avenida Anita Barrella, bairro Maracanã, que amanheceu com muito lixo e entulho, descartados irregularmente pelos moradores.

O mais impressionante é que o mesmo local já tinha sido encontrado nas mesmas condições e limpo pelo setor há menos de 24 horas, na tarde de quinta-feira (7). Na última limpeza, foram recolhidas 15 toneladas de detritos no local.

Uma das coisas que mais chama atenção nesse caso é que o local do descarte fica a exatos 523 metros do Ecoponto Maracanã, localizado na rua Dorivaldo Francisco Loria, ou seja, caso a população estivesse em busca do local correto para esse descarte, bastaria procurar a unidade.

Além de afetar a aparência do local, esse descarte irregular traz muitos problemas urbanos. Um deles é prejudicar o escoamento da água de chuva não somente no trecho, mas também em todo bairro.

O trecho sujo fica às margens da Rodovia Manoel da Nóbrega e do canal de drenagem do local e esses detritos acabam obstruindo a passagem da água no local, podendo ocasionar, inclusive, enchentes nos arredores em dias de fortes chuvas.

Serviços oferecidos

Como citado, o local fica próximo da Unidade Ecoponto do Bairro Maracanã, que recebe materiais recicláveis, pequena quantidade de entulho, podas de árvores, entre outros.

Além disso, os itens inservíveis descartados irregularmente no local poderiam ter sido entregues também aos caminhões do projeto Rapa Treco, que retira em frente da residência das pessoas itens inservíveis, que passam toda semana pelo bairro; ou separados para a coleta seletiva que atende este local três vezes por semana.

Sem contar que os bairros contam com coleta de lixo domiciliar também três vezes por semana.

Denúncias 

A população também pode denunciar situações como estas, principalmente com fotos de possíveis veículos que possam ser utilizados para o transporte de materiaisimagens que possam, de alguma forma, identificar os responsáveis pela irregularidade) através do formulário online disponível no site: www.ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br, ou pelo app “Ouvidoria Praia Grande”, disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store. As denúncias podem ser anônimas.

Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), dependendo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!